Diversão e Arte

Duo Assad reverencia mestres da música brasileira na Igreja da Sé

Enviado Especial
postado em 08/09/2012 13:47
Foram os dois que brindaram o público com cerca de uma hora e meia de virtuosismo e cumplicidade em cima do altar

Olinda ; Não teve missa na Igreja da Sé na noite desta sexta-feira (7/9). Mesmo assim, o clima era de liturgia entre os mais de 850 fiéis que se amontoavam na catedral histórica, cuja construção remonta ao século 17. Por conta do Duo Assad, formado pelos irmãos violonistas Sérgio e Odair, ficou a parte do ofertório. Foram os dois que brindaram o público com cerca de uma hora e meia de virtuosismo e cumplicidade em cima do altar, reverenciado o cancioneiro de mestres como Ernesto Nazareth, João Pernambuco, Radamés Gnattalli, Heitor Villa-Lobos, Garoto e Egberto Gismonti.

Do lado de fora da igreja, uma multidão de 3 mil pessoas acompanhava por um telão o ;sermão; dos dois irmãos ; paulistas de São João da Boa Vista, mas mundialmente conhecidos pela sofisticação e modernidade com que abordam o erudito.

O elegante desafio musical dos dois -- que teve direito a uma peça solo de Odair, na Sonata del caminhante --, foi acompanhado como redenção pelo baixista camaronês Richard Bona, o violonista francês Sylvain Luc e o percussionista Cyro Baptista. Bona se surpreendeu com uma belíssima homenagem a Astor Piazzolla feita pelo duo. Ao Correio, após o concerto, o baixista disse que não sabia que brasileiros poderiam tocar tango tão bem. ;São músicos extraordinários. E a noite, maravilhosa;, elogiou.



[SAIBAMAIS]Sérgio e Odair se levantavam ao final de cada peça e, sorridentes, agradeciam aos fiéis, cujas palmas multiplicavam-se por mil por conta da acústica da igreja. Já no camarim, Sérgio disse que não esperava tanta gente para vê-los. ;Estamos encantadíssimos. A cidade está de parabéns pelo público que tem;, festejou.

O Duo Assad foi uma das atrações da 9; Mimo, mostra internacional de música que está acontecendo esta semana em Recife, Olinda e João Pessoa. Hoje, apresentam-se em Olinda o pianista cubano Chucho Valdés, a Orquestra Contemporânea de Olinda e a dupla portuguesa de jazz Maria João e Mário Laginha. Assista aos concertos dos dois primeiros ao vivo, no site da Mimo (mimo.art.br/nordeste), respectivamente às 20h30 e às 22h.

O repórter viajou a convite da produção do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação