Diversão e Arte

Exuberância de Maria João e Mário Laginha foi destaque da mostra Mimo

Enviado Especial
postado em 09/09/2012 14:27
Olinda ; As imagens sacras que se espalhavam pela Igreja de Nossa Senhora da Graça, dentro do Seminário de Olinda, certamente teriam gostado de serem humanas e virarem um pouco o ;rosto; em direção ao altar na noite deste sábado (8/9). É que lá estava a dupla de portugueses Maria João e Mário Laginha. Ele, ao piano. Ela, com o microfone. Em um show de jazz marcado por experimentações, que começou pouco depois das 19h, a maior atração foi a performance repleta de trejeitos de Maria João, algo que realmente merecia ser visto.

Vestindo uma roupa de quatro cores (laranja, azul, verde e roxo), a cantora lançou mão de delicada extravagância ao abordar seu repertório autoral e também na releitura de Goodbye pork pie rat, de Joni Mitchell e Charles Mingus. Com uma extensão vocal impressionante, João brincou com timbres diversos e improvisou à vera. Em meio a danças pouco contidas, mandou um ;Deixe que digam / Que pensem / Que falem; em uma das canções.
Enquanto isso, Laginha se remexia em seu piano de mil notas (para dar conta das melodias sinuosas) e criava um interessante diálogo com a cantora. João deixou que Laginha brilhasse solo diversas vezes, e ele se mostrou afinado com as ousadias sonoras da portuguesa. Certa hora, João reclamou do calor (;estou a transpirar;) e foi acudida por alguns lencinhos.

Habitué do repertório dela, Beatriz, de Chico Buarque e Edu Lobo, foi o ápice da apresentação, de uma hora e meia. ;Esta é a música mais linda do mundo inteiro;, disse, sendo aplaudida de pé em um dos momentos mais bonitos da noite.



Durante coletiva de imprensa neste domingo (9/9), a cantora contou ao Correio que o disco do balé O grande circo místico, de onde a obra foi retirada, é um de seus preferidos. ;A primeira versão que eu ouvi de Beatriz foi a do Milton (Nascimento). É a melhor que pode haver. Gosto também da de Ana Carolina;, detalhou.

A dupla se apresentaria hoje em Brasília, no Teatro da Unip, mas o show foi desmarcado na última semana e terá uma nova data agendada nos próximos meses. Este domingo (9/9) é o último dia da mostra Mimo neste ano. Em Olinda, ocorrem concertos de Ivan Vilela & Andréa Luísa Teixeira (18h), Arismar do Espírito Santo (19h) e Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz (20h30).

O repórter viajou a convite da produção do evento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação