O dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco nunca esteve tão atarefado quanto em 2012. Na tevê, o autor de O cravo e a rosa (2000/2001), Morde e assopra (2011) e de outros sucessos das faixas das seis e das sete acumula a nova adaptação de Gabriela, que vai ao ar até outubro, e prepara sua primeira novela das nove da Rede Globo. A atração, ainda em estágio de pré-produção e escolha de elenco (Antonio Fagundes, Cássia Kiss, Christiane Torloni e outros nomes são apontados como certos), chega à telinha em 2013, após o término de Salve Jorge, de Glória Perez. Na literatura, acabou de assinar contrato de exclusividade com a editora Moderna. O selo, especializado no mercado de paradidáticos para crianças e adolescentes, agora detém os direitos dos mais de 60 livros assinados pelo paulista, que faz 61 anos no próximo 1; de dezembro. Ano que vem, soma-se aos compromissos televisivos um novo trabalho infantil, que deve abordar relacionamentos amorosos na internet.
Títulos como Meu primeiro beijo, além de traduções de clássicos, a exemplo de Os miseráveis, de Victor Hugo, fazem parte do pacote de relançamentos e atualizações da obra de Carrasco, com acréscimos de ilustrações e reescrita de alguns textos. Catorze livros, entre eles Estrelas tortas e Irmão negro, já passaram pela reformulação. Em conversa com o Correio, o autor tão querido por crescidos e pequenos fala brevemente sobre o projeto literário, chamado Biblioteca Walcyr Carrasco. Ressalta também o carinho pelos clássicos da literatura e a satisfação com seu momento prolífico e criativo.
O que está achando desse projeto de relançamento e revisão de toda a sua obra? Como você se sente ao revisitar trabalhos antigos? Por que a atualização de certos trabalhos é importante?
Estou muito feliz. É uma oportunidade maravilhosa de atualizar minha obra. Alguns livros estavam com a linguagem e mesmo alguns conceitos fora de época. Agora, estão atualíssimos!
Fale um pouco do infantil inédito que você pretende lançar em 2013.
Estou com uma ideia de escrever um livro sobre relacionamentos de internet, entre adolescentes. Mas ainda estou bem no começo.