Diversão e Arte

Enciclopédias ainda resistem no mercado brasiliense

Caroline Maria
postado em 14/09/2012 08:09

Na quarta temporada (episódio 3) do seriado americano Friends, o personagem Joey é abordado por um representante de enciclopédias. Seduzido pela possibilidade de erudição, mas sem condições financeiras, adquire apenas o volume de verbetes iniciados em ;V;. Desde então, mostra conhecimento falando sobre vulcões, vivisseção, vasos e Vietnã. Para quem acredita que já se foi o tempo de um desses vendedores bater à sua porta, engana-se.

Única sobrevivente entre as enciclopédias brasileiras, pelo menos em versão impressa, a Barsa mantém o tradicional estilo de vendas de porta em porta. ;Não vemos necessidade de parar. Ainda tem bastante mercado, estamos indo muito bem;, destaca Sandra Cabral, gerente de marketing da empresa há mais de 20 anos. Para a coleção de papel, ela ainda calcula uma sobrevida de mais uma década. Nesse cenário, a capital federal figura como um polo significativo de consumidores. Os brasilienses compraram cerca de 4 mil coleções ano passado, sem contabilizar as vendas para órgãos públicos. ;É uma cidade que surpreendeu com as compras via internet;, completa a gerente.

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