Diversão e Arte

30ª Bienal de São Paulo é considerada uma das 3 mais importantes do mundo

postado em 17/09/2012 08:24

São Paulo ; Maior exposição de arte do país e considerada uma das três mais importantes do mundo, a 30; Bienal de São Paulo valoriza o inédito. Em vez de reunir artistas conhecidos e obras consagradas, a Bienal batizada de Iminência das Poéticas traz 111 artistas pouco renomados internacionalmente e 3 mil obras, sendo que 75% jamais haviam sido vistas. A intenção da exposição é questionar o próprio movimento artístico atual e fugir dos estereótipos da arte contemporânea, dando visibilidade há quem produz uma linguagem própria e não é reconhecido pelo mercado ou pela academia.

O venezuelano Luiz Pérez-Oramas, curador de arte latino-americana no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, é o responsável pela 30; Bienal. ;Me interesso por práticas que começaram a acontecer no fim dos anos 1980, 1990, e que passaram o século e ainda não foram suficientemente estudadas;, explica Oramas, ao Correio. Para definir os representantes do Brasil, Oramas fugiu do convencional. ;Estou cansado do estereótipo da arte contemporânea brasileira que passa só por três artistas: Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica;, criticou o historiador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação