postado em 22/09/2012 11:10
Um pedacinho da Grécia tomou conta de Brasília enquanto greco-brasileiros sorridente quebravam pratos ao ritmo do cantor grego Lefteris Pantazis e sua banda, durante a noite de sexta-feira (21/9). A 'Noite Grega' foi um evento organizado pela Comunidade Helênica de Brasília para celebrar algumas das tradições gregas que a maioria dos brasileiros desconhecem.
[VIDEO1]
A banda, que tocava uma mistura de música tradicional do Mediterrâneo e canções modernas, foi recepcionada de forma bem diferente. Pilhas de pratos eram quebradas sem piedade bem no meio da pista de dança. Essa é uma tradição comum na Grécia para demonstrar apreciação por um cantor. Os pratos feitos especialmente para a ocasião, eram de gesso, ao contrário da tradicional cerâmica, para evitar que fragmentos da louça voassem depois de bater no chão e ferissem os convidados.
Outras tradições estiveram presentes, como as danças em roda, com gente de toda idade dançando em volta e em cima da pilha de pratos quebrados e a comida típica, como o kedtedakia, um bolinho de carne, que é servido junto com tzatzike, um molho de iogurte caseiro com pepino e alho.
Mas a noite não teve apenas músicas gregas. No meio de um vasto repertório de músicas folclóricas foi possível ouvir 'Ai se eu te pego' em um português com sotaque arrastado. Os gregos mostraram que o país pode estar em crise, mas a alegria está em alta.