Diversão e Arte

Fundação divulga na Suíça quadro que seria precursor de Mona Lisa

postado em 27/09/2012 15:51
Uma fundação desconhecida no mundo da arte divulgou nesta quinta-feira (27/9) na Suíça uma pintura que pode ser precursora da obra mais importante de Leonardo da Vinci, Mona Lisa. O organismo conhecido como Fundação Mona Lisa, que tem base em Zurique, fez a revelação em um hotel de Genebra. O quadro, chamado de Mona Lisa de Isleworth , vem sendo pesquisado há 35 anos.

Em entrevista à agência Associated Press, o historiador Stanley Feldman disse que nenhum teste foi capaz de provar que o quadro não seria do pintor. Segundo o historiadora, que é membro da fundação e autor do livro Mona Lisa: Leonardo;s earlier version (Mona Lisa; a primeira versão de Leonardo), foram realizados testes de regressão, comparações matemáticas e pesquisas em arquivos históricos. "Nós usamos métodos que não estavam disponíveis para Leonardo há 500 anos", explicou.



"Quando fizemos um teste matemático muito elementar, descobrimos que todos os elementos dos dois corpos ; as duas pessoas, ou duas irmãs ; estão exatamente no mesmo lugar. É tão meticuloso, tão acurado que somente a a pessoa que fez um poderia ter feito o outro."

Segundo a fundação, o quadro teria aparecido pela primeira vez no século 19 na casa de um nobre inglês de Isleworth, povoado perto de Londres, e foi enviada aos Estados Unidos durante a Primeira Guerra por razões de segurança. O quadro, no entanto, estaria guardado em um banco na Suíça.

Segundo a fundação que divulgou a pintura, a Mona Lisa retratada no quadro seria 10 anos mais jovem que a obra principal do pintor italiano. O Museu do Louvre, que é um dos maiores centros de conservação de arte do mundo, não quis comentar o assunto. Como prova de que o quadro pertence mesmo a Leonardo, o organismo disse que as proporções são rigorosamente idênticas nas duas obras.

No entanto, em uma entrevista ao jornal The Washington Post, Martin Kemp, especialista na obra de Leonardo da Vinci e professor da Universidade de Oxford, disse que os testes realizados pela fundação nã são provas de que o quadro seria uma versão mais jovem da Mona Lisa. "A reflectografia e o raio-X apontam fortemente que não é um Leonardo", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação