Diversão e Arte

Exposição sobre Caravaggio vai exibir principais obras do artista italiano

postado em 02/10/2012 23:01
A presidente da República, Dilma Rousseff, irá abrir na próxima sexta-feira (5/10), às 11 horas, a mostra ;Caravaggio;, no Salão Leste do Palácio do Planalto. A exibição, que teve recorde de público em Belo Horizonte e em São Paulo, onde contou com uma média de 3 mil visitantes por dia, estará aberta ao público todos os dias, das 9 às 19 horas, no período de 6 a 14 de outubro de 2012.

Considerado um dos maiores artistas italianos e precursor do barroco europeu, Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571;1610) revolucionou a arte de seu tempo com telas feitas em técnica ;claro-escuro;, produzindo luzes e sombras que impressionavam pela dramaticidade às cenas retratadas. No Palácio do Planalto, o público poderá ver: San Girolamo che scrive (coleção Galleria Borghese); San Francesco in meditazione (coleção Palazzo Barberini); Ritratto di cardinale (coleção Galleria degli Uffizi); San Giovanni Battista che nutre l;Agnello (coleção particular); Medusa Murtola (coleção particular) e San Gennaro decollato o Sant;Agapito (Museo Diocesano).

A idealização da mostra é de Rossella Vodret, uma das principais especialistas em Caravaggio na Itália e chefe da Superintendência Especial para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropológico e para o Pólo Museológico da Cidade de Roma. Na Itália, a curadoria tem participação de Giorgio Leone ; no Brasil, de Fabio Magalhães.

O Palácio do Planalto receberá ;os grandes Caravaggios;, como San Girolamo che scrive, San Francesco in meditazione e Ritratto di Cardinale. Também serão apresentadas as duas novas descobertas, resultado de pesquisas que duraram anos e foram concluídas recentemente. Tais obras ; expostas pela primeira vez como legítimos Caravaggios ; são Medusa Murtola e San Giovanni Batista Che nutre I`Agnello. Tratam-se de descobertas possíveis apenas agora, quando o desenvolvimento tecnológico passou a permitir análises mais aprofundadas e quando se tem maior conhecimento acerca da técnica e do processo criativo de Caravaggio. Por fim, está a San Gennaro decollato o Sant;Agapito, obra que ainda é objeto de estudo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação