Diversão e Arte

Marina Abramovic virá a Brasília para criar trabalhos para Copa do Mundo

postado em 15/10/2012 08:06


Estar diante de Marina Abramovic é sentir um sopro de vida indescritível. Nada explica a presença da artista. A variação do sentimento foi usada como conceito para a performance de três meses The artist is present no MoMa que atraiu quase 1 milhão de visitantes dispostos a enfrentar horas dentro do Museu de Arte Moderna de Nova York na tentativa de se sentar diante da ;entidade; e receber em troca uma fitada com duração de segundos. Era a sublimação do gesto de 40 anos de entrega em performances quase sempre chocantes, variando entre a dor física e o sentido da morte e da vida. ;Isto é o mais importante. Esquecer a própria dor. Fisicamente, é terrível. Mas é o esvaziamento para enxergar;, define sobre passar horas dentro de galerias como objeto de exposição.

A iugoslava, considerada a avó da arte performática, foi uma das estrelas internacionais do Festival do Rio 2012, com a apresentação de dois documentários a seu respeito. Até janeiro de 2013, Marina voltará para o país onde deve ficar por dois meses para concluir uma pesquisa sobre os trabalhos encomendados para a Copa do Mundo de 2014. Um dos destinos é Brasília. Porém, o roteiro da pesquisa de Abramovic (pronuncia-se Abramovitch) também inclui passagens pela Chapada dos Veadeiros e Abadiânia, em Goiás.

A artista conhece o Brasil profundamente. Esteve no país uma vez para ;encontrar a energia do planeta;. Fez também pesquisas de autoconhecimento. Na última estada em Curitiba, impressionou-se com a afirmação de uma vidente que não sabia nada de sua trajetória e que lhe disse: ;Você não é deste planeta, nem desta galáxia. Você está aqui para ensinar aos humanos a transcender diante a dor;. O encontro de quase uma hora com jornalistas brasileiros no Armazém da Utopia, região do Cais do Porto do Rio, pode ser definido como sessão de hipnose. A abdução só foi interrompido pela apito insistente de um navio prestes a atracar. Simbolicamente, era o chamado de volta a realidade e para longe da presença de Marina Abramovic.

Leia mais notícais de Diversão & Arte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação