Diversão e Arte

Ministra da Cultura defende mais transparência na gestão do Ecad

postado em 30/10/2012 17:20
Em reunião nesta terça-feira (30/10) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, defendeu mais transparência na gestão do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), entidade privada responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais.

;É preciso resolver a questão do Ecad;, defendeu Marta. A ministra informou que vai se reunir com os dirigentes da instituição, em data ainda não definida. ;Eu já ouvi as críticas. Agora quero ouvir a parte deles;, disse.

A ministra argumentou que é necessária ;uma proposta para resolver o problema dos direitos autorais, para que as obras sejam utilizadas para fins didáticos e para que os autores recebam o dinheiro;.

Para ilustrar a dificuldade que a legislação impõe ao acesso público de bens culturais, a ministra citou o caso da Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, com mais de oito milhões de obras, que começou a digitalizar o acervo. ;Temos que achar uma solução para que as pessoas e as escolas possam acessar o acervo e beneficiar o criador, para que ele possa viver da sua obra na internet;, disse.

[SAIBAMAIS] A ministra disse que, embora a legislação tenha que ser mais clara, a Lei de Direito Autoral não é difícil de seguir. ;O problema é que as pessoas a desrespeitam e a fiscalização na internet, assim como na televisão, é atrapalhada;, disse Marta.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ecad, que investigou irregularidades na arrecadação e distribuição de recursos de direitos autorais e pediu o indiciamento de 15 gestores do órgão, cobrou da ministra uma posição mais firme em relação à entidade.


Quando o relatório da CPI foi apresentado, em abril deste ano, o advogado do Ecad, Rodrigo Fragoso, chamou as acusações de ;levianas; e disse que as apurações ignoraram parecer do Ministério Público Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação