Diversão e Arte

Quinta edição do Copa Fest começa com show do pianista Eumir Deodato

Irlam Rocha Lima
postado em 02/11/2012 10:36

Ao chegar a quinta edição o Copa Fest firma-se como um dos mais importantes eventos no circuito da música instrumental no Brasil. Pelo festival, realizado no Copacana Palace no Rio de Janeiro, já passaram artistas da importância de Paulo Moura, João Nonato, César Camargo Mariano, Marcos Valle, Leo Gandelman, Lincoln Olivetti, Airton Moreira e Edu Lobo.

Neste ano, a principal atração, o pianista Eumir Deodato abriu a programação na noite de quinta-feira (1;/11), tocando pela primeira vez com uma big-band. Deodato fez uma exibição impecável. durante uma hora e meia mostrou porque é considerado um dos maiores arranjadores do mundo. Um criador que trabalhou ao lado de Tom Jobim, Luiz Bonfá, Frank Sinatra, George Benson, Sara Zaughan, Aretha Franklin e Robert Flack. Mostrando que se mantém em plena forma, juntou-se a um grupo - destaque para o virtuoso guitarrista João Castilho, o baixista Marcelo Mariano, e o saxofonista Zeca Nuto - cheio de suingue para tocar temas como Whrl Winds, Peter green, Calris & Caroly e Black dog. No fim, quando recriou o arranjo clássico de sua obra, Assim falou Zaratrustra, da trilha sonora do filme épico 2001: Uma odisséia no espaço, levou ao delírio o público que lotou o salão cristal do Copa.



O festival prossegue nesta sexta-feira com dois shows: Shin Ka, super grupo formado pelos craques Toninho Horta (guitarra), Liminha (teclado), Jaque Morelembaun (violoncelo) e Marcos Suzano (percussão) e o de Kassessin e a Magnética Empregalática integrada, entre outros, pelo tecladista Lincoln Olivetti e o baixista Alberto Continentino. O encerramento do festival, no sábado, será com um grande baile animado pela banda liderada pelo guitarrista Pepeu Gomes e a orquestra de Wilson das Neves baterista da banda de Chico Buarque.

O repórter viajou a convite da produção do Copa Fest

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação