Adriana Izel
postado em 06/11/2012 11:04
O humorista Danilo Gentili ficou conhecido no Brasil pelas polêmicas que se envolveu durante o programa CQC. Agora ele pode começar a ser reconhecido internacionalmente. No último sábado (3/11), o jornal britânico The Guardian divulgou uma lista com as estrelas ascedentes do stand up comedy pelo mundo. Ele foi o único brasileiro citado nesta lista, que tem ainda Trevor Noah (África do Sul), Anatol Durbala (Moldávia), Helen Paul (Nigéria), Daniel Simonsen (Noruega), Fahad Albutairi (Arábia Saudita) e Vivek Mahbubani (Hong Kong).No artigo, a publicação falou um pouco sobre o novo programa do humorista, o Agora é tarde da Bandeirantes. "Como anfitrião do Agora é tarde, ele critica os líderes do país e deixa os políticos desconfortáveis ao questioná-los". O The Guardian também disse que o programa de Gentili "é uma versão surrada do programa The Daily Show de Jon Stewart". Apesar da crítica, o apresentador levou na brincadeira, é claro. Em entrevista ao Correio, ele disse que seu programa ter sido comparado com um dos talk-shows mais famosos do mundo foi bom. "Acho que isso é uma coisa muito positiva, não é? Quem não deve ter gostado foi o Jon Stewart", comentou.
Ao ser questionado sobre como foi para ele ser o único brasileiro a ter sido citado pelo The Guardian, mais brincadeira. "Foi muito caro para mim essa citação. Tive que pagar em euro para o repórter. Ainda tentei repassar uns escudos portugueses que tinha aqui, mas ele não aceitou e disse que se quisesse algo sem valor como pagamento pela matéria, ficaria com meus livros".
Em relação ao estilo de Gentili, o apresentador do Agora é tarde foi comparado com o comediante sueco Frankie Boyle, que atualmente venceu uma briga judicial após suas piadas terem sido consideradas racistas. "Eu também já passei por isso algumas vezes. E acho que tanto o Frankie Boyle vencer na justiça como eu ser citado no jornal mais importante da Inglaterra positivamente pelas mesmas piadas - que aqui no Brasil, muitas vezes, recebo ovada - não significa outra coisa a não ser uma grande vitória para o público que gosta de comédia", finaliza Gentili.