Taylor Swift foi o grande destaque do MTV Europe Music Awards (EMA) 2012. A cantora faturou os prêmios de Melhor Artista Feminino, Melhor Show e Melhor Look durante a premiação que aconteceu no domingo (11/11), em Frankfurt, na Alemanha.
O cantor Justin Bieber também foi contemplado com três prêmios: Melhor Artista Masculino, Melhor Artista Pop e Melhor World Stage. Mas, para a tristeza dos fãs, Bieber não compareceu à cerimônia. O astro canadense agradeceu aos prêmios por meio de um vídeo exibido no telão.
Já a canadense Carly Rae Jepsen levou o troféu de Melhor Música do Ano com o hit Call me maybe. Como já era de se esperar, o sul-coreano Psy ficou com o prêmio de Melhor Clipe pelo vídeo Gangnam Style. O hit foi lançado em julho deste ano e já foi visto por mais de 670 milhões de vezes no YouTube e obteve o recorde de 4,9 milhões de ;likes; na rede social Facebook.
Nicki Minaj levou o troféu de Melhor Artista de Hip Hop e o DJ David Guetta faturou o de Melhor Artista Eletrônico. Já o prêmio de Artista Revelação foi para o grupo One Direction, que faturou também o Maiores Fãs. A banda Linkin Park recebeu destaque com o prêmio Melhor Artista de Rock.
A MTV homenageou a diva do pop Whitney Houston, que morreu em fevereiro deste ano, com o prêmio ;Global Icon; por sua voz. Para relembrar a carreira de Whitney, a cantora americana Alicia Keys interpretou a canção Girl on fire e disse que o prêmio será entregue à família. Além desta homenagem, a MTV também dedicou alguns minutos da festa para as vítimas do furacão Sandy, nos Estados Unidos.
A cantora Rita Ora abriu a festa do EMA com a interpretação de Ready for you. Em seguida, o grupo Fun apresentou a música We are young. Quem apresentou a 19; cerimônia de entrega dos prêmios europeus foi a modelo alemã Heidi Klumm, que usou seis vestidos durante o espetáculo. A entrega do MTV EMA 2012 também contou com a atuação de Muse, No Doubt e The Killers.