Diversão e Arte

Coleção com 354 obras de Andy Warhol é leiloada por US$ 17 milhões

Agência France-Presse
postado em 13/11/2012 16:05
Nova York - O leilão de 354 obras do artista pop Andy Warhol em Nova York arrecadou 17,07 milhões de dólares, anunciou a casa Christie;s. A venda de fotos e gravuras foi realizada pela Fundação Andy Warhol, que prevê várias novas vendas nos próximos meses, algumas delas apenas pela internet, no começo de fevereiro próximo.

[SAIBAMAIS]Algumas das obras vendidas jamais haviam sido mostradas ao público. No total, foram leiloados 354 trabalhos do artista, começando por "Endangered Species: San Francisco Silverspot", que foi vendida por 1,26 milhão de dólares quando tinha o lance inicial avaliado entre 1 e 1,5 milhão.



A Andy Warhol Foundation for the Visual Arts anunciou em setembro que colocaria à venda sua coleção para impulsionar seu programa de concessão de bolsas de estudo. Alguns dos trabalhos também serão doados a museus.

A Fundação Warhol, criada em 1987 depois da morte do artista (1928-1987) tem como missão, segundo seu testamento, fazer "avançar as artes visuais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação