A educação dentro de limites religiosos rígidos é determinante para entender a literatura produzida pela escritora de best-sellers sobre vampiros e lobisomens, Stephenie Meyer. Nascida em 1973, no seio de uma família mórmon, ela transferiu boa parte dos preceitos religiosos com que foi criada para dentro dos livros ficcionais elaborados por ela. A escritora confirma alguns deles: a virgindade guardada até o casamento e o livre arbítrio, por exemplo. A juventude de garota certinha, frequentadora da igreja e que nunca ingeriu álcool, também é explicada como uma das razões para as tramas água com açúcar publicadas em quatro livros: Crepúsculo, Lua nova, Eclipse e Amanhecer.
Vários episódios da vida da escritora se relacionam com a trajetória da heroína gestada por ela, Isabella Swan. Stephenie nasceu em Hartford, Connecticut, uma das regiões mais frias dos Estados Unidos e mudou-se para o ensolarado e seco Texas. Assim como a adolescente, Bella (Kristen Stewart) deixa o luminoso Arizona para viver junto ao pai na fria e estranha Forks. Frequentando as aulas no ensino médio, encontra o amor de sua vida, o vampiro Edward (Robert Pattinson), também um estudante secundarista. O relacionamento dos dois é conturbado. Edward precisa controlar o desejo de beber o sangue de sua amada enquanto Bella deseja se transformar em imortal (a contragosto do amado) para que ambos fiquem juntos para sempre. Entre idas e vindas do casal, Bella preserva a virgindade até o matrimônio.
Os vampiros na intimidade
Os vampiros de Stephenie Meyer desejam se casar e se agrupar em núcleos familiares.
Eles não dormem nunca porque não precisam de descanso. O ócio é utilizado em atividades culturais como leitura de livros e audição de música clássica.
As criaturas das trevas suportam a luz do sol mas produzem um brilho epitelial parecido com o do diamante. Para não serem desmascarados durante um inocente passeio pela floresta evitam usar roupas de verão.
A turma dos vampiros ;gente boa;, a família Cullen, mantém uma dieta vegetariana. O que no mundo de Meyer significa nutrição por meio de sangue de animais silvestres.
Eles podem se reproduzir como os humanos. Mesmo morto há uns 100 anos, Edward foi capaz de fertilizar Bella.