Diversão e Arte

Jogos de Inverno de Papais Noéis do mundo dão o pontapé oficial do Natal

Agência France-Presse
postado em 18/11/2012 19:56
G;llivare - O ambiente festivo toma conta da pequena cidade de Gallivare, na Lapônia, 100 km ao norte do Círculo Polar, onde Papais Noéis de todo mundo se reúnem para participar nos Jogos de Inverno do Papai Noel. "Vamos ficar em forma antes de começar a distribuir presentes e fazer a alegria das crianças", declara a única mulher na competição, vinda do norte da França. Ela estreou seu uniforme vermelho no ano passado e está feliz em poder participar da divertida competição.

Antes da competição em si, os participantes passeiam pelo povoado com seus assistentes, elfos e duendes, para a alegria dos moradores. O Papai Noel japonês está acompanhado por três "renas humanas" que, com boa disposição, aceitam puxar o trenó do Papai Noel da lapão. Agnes, de dois anos e meio, está alucinada com a festa. "Um Papai Noel, outro e outro... Tenho que beijar todos eles. Nunca vi tantos de uma só vez", afirma, encantada.

Raisa, uma russa de 53 anos, participa da competição pela quinta vez. "É um encanto ver todos estes Papais Noéis. É divertido e agradável e faz com que eu me sinta feliz", afirma, com um grande sorriso. Enquanto os espectadores circulam pelo local da competição, os elfos, duendes e renas distribuem bandeiras, apitos e guloseimas. O assistente do Papai Noel espanhol, de três anos, cumpre exemplarmente sua tarefa antes de começar a brincar na neve.


Rodeio de trenó, velocidade na hora de beber um caldinho quente, karaokê natalino, disputa de melhor ;oh, oh, oh; e corrida de saco na neve são algumas das provas que fazem parte do programa. "O lapão tem que vencer", grita Siri, de 11 anos, que, com suas amiguinhas, acompanha a competição sentada em uma grande bola de neve. "Prometi torcer pelo participante holandês. Ele é tão simpático", diz, por sua vez, Ina-Britt, de 76 anos, que assistiu a todos os Jogos de Inverno de Papai Noel desde sua primeira edição, em 2003.

A Mamãe Noel se diverte, apesar do esforço de acompanhar tantas provas. "Não é fácil, mas é tão divertido", admite. "Oh, oh, oh, que contente estou! Feliz Natal", declara, em inglês, sempre que pode o participante chinês, que vem de Hong Kong.

Por fim, justamente o Papai Noel holandês foi o grande vencedor. "Estou muito feliz. Sou o primeiro a vencer a competição dois anos seguidos. Vou voltar no ano que vem para defender meu títulos", garante.

Ao final das provas, todos vão degustar um vinho ou um chocolate quente na Loja do Natal muito frequentado no local.

Cerca de 400 pessoas participaram da festa usando roupas reforçadas para ignorar o frio polar. "No próximo ano, faremos uma coisa ainda mais grandiosa", prometeu Mathias Svalenstr;m, o organizador do evento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação