Diversão e Arte

Escritor Mario Vargas Llosa recebe no México o prêmio Carlos Fuentes

Agência France-Presse
postado em 22/11/2012 07:09
Mexico - O escritor e prêmio Nobel peruano Mario Vargas Llosa ressaltou o papel de Carlos Fuentes como precursor do auge da literatura latino-americana, ao receber na quarta-feira (22/11) o prêmio que leva o nome do escritor mexicano falecido em maio.

O peruano disse que "A Região Mais Transparente" de Fuentes antecipou o boom da nova literatura latino-americana, durante a cerimônia em que recebeu o prêmio, de 250.000 dólares, das mãos do presidente Felipe Calderón na biblioteca ;La Ciudad de los Libros y la Imagen;.

"Dizem que a ;A Cidade e os Cachorros; foi o primeiro romance do boom, mas é preciso conceder que foi ;A Região Mais Transparente;, lançado em 1958, quatro anos antes do meu", afirmou o vencedor do Nobel em 2010.



"Em Fuentes, o talento literário era inseparável do encanto pessoal: era ameno, culto e poliglota. E tinha amigos em toda parte", disse Vargas Llosa.

O prêmio Nobel também destacou o papel dos escritores para manter a crítica dentro de uma sociedade em meio a tempos turbulentos, como acontece no México, afetado por uma onda de violência nos últimos seis anos resultado dos confrontos entre cartéis do narcotráfico e as forças governamentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação