Em meio às comemorações do centenário do Rei do Baião, nesta quinta-feira (22/11), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai conceder ao cantor e compositor Luiz Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa (in memoriam), maior honraria das instituições de ensino superior. A cerimônia também homenageará os 100 anos dos primeiros cursos da UFRPE e acontecerá ás 15h, no Salão Nobre da instituição.
A iniciativa partiu do professor e pesquisador da UFRPE Severino Mendes Júnior, especialista em aves migratórias, ao revelar os detalhes das aves que ilustraram canções do compositor, a exemplo da asa branca e do assum preto. Segundo o docente, pela afinidade das letras de Gonzaga com os estudos da UFRPE, o compositor merecia o título máximo de Doutor Honoris Causa.
A proposta foi formalizada e aprovada, por meio da Resolução n; 158/2012, pelo Conselho Universitário da UFRPE. Na justificativa, a reitora da UFRPE e presidente do Conselho, Maria José de Sena, afirma que o cantor e compositor é um ;autêntico representante da cultura nordestina, cujas canções envolvem ecologia e meio ambiente, enaltecendo a fauna da caatinga e referenciando a conservação da natureza;.
[FOTO2]