Diversão e Arte

Escritor Hugo Mae vence o Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2012

Nahima Maciel
postado em 28/11/2012 08:13

Foi com um livro sobre o silêncio e a conivência dos portugueses diante da ditadura de António Oliveira Salazar que o escritor Valter Hugo Mae saiu duplamente vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2012. Anunciado na terça-feira (27/11) à noite no Auditório Ibirapuera em São Paulo, a premiação elegeu o romance A máquina de fazer espanhóis, de Mae, como merecedor do Grande Prêmio e de melhor livro na categoria romance. Publicado em 2010 em Portugal, o romance escrito em primeira pessoa recupera a história de Portugal durante o governo autoritário de Salazar por meio da história de um casal. Mae vai levar R$ 50 mil por prêmio.

Na categoria poesia, o vencedor foi o artista plástico e poeta Nuno Ramos, com Junco (Iluminuras). É a segunda vez que o autor vence o Portugal Telecom. Em 2009, Ramos ganhou o mesmo prêmio com Ó. Dalton Trevisan foi premiado na categoria conto/crônica por O anão e a ninfeta. A cerimônia de entrega contou com a apresentação de Maria Fernanda Cândido e Arnaldo Antunes. Entre os indicados na categoria romance, além de Mae, estavam Bernardo Kucinski com o romance de estreia, K; Michel Laub com O diário da queda; e Julian Fúks com A procura do romance. Cada um dos vencedores levou, além de um troféu, um prêmio de R$ 50 mil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação