Diversão e Arte

Espetáculo Cirque du Soleil celebra o cortejo de um palhaço

postado em 06/12/2012 07:24

Mais teatral do que de costume, a trupe canadense traz, em Corteo, o embate entre o trágico e o cômico

São Paulo ; O diretor Daniele Finzi Pasca faz questão de esclarecer na primeira oportunidade: ;Em alguns países, como o México e a Itália, o funeral é uma grande festa. O falecido é festejado. Uma grande celebração;. A preocupação do suíço não é à toa. O espetáculo Corteo, do canadense Cirque du Soleil, dirigido e criado por ele, convida para uma procissão em virtude da morte de um palhaço. Como no Brasil a morte não costuma ser motivo de efusivas celebrações, Daniele explica que o cortejo (em italiano, Corteo) encenado pelo circo é alegre ; ;um desfile festivo;. Resolvidas as diferenças culturais, basta aguardar a trupe mais famosa do mundo. O Cirque du Soleil chega a Brasília em julho de 2013.

O palhaço, cujo enterro motiva o espetáculo, faz alusão à mais conhecida figura circense. O embate entre o trágico e o cômico, o forte e o frágil, é um dos elementos que permeiam a apresentação. Diferentemente das atrações anteriores, Corteo aparece mais teatral e cênico do que o habitual. Em vez de uma exaltação ao físico e à estrutura, o lírico e o lúdico invadem esse novo cenário, que celebra as artes e a música. O impacto visual segue inabalado, mas, desta vez, recebe algumas doses de sentimentalismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação