Diversão e Arte

Obra Nação fora da lei equilibra sobrenatural e faroeste em épico violento

postado em 22/12/2012 11:01
Literatura pulp, saga de encrenqueiros e narrativa memorial sobre o lado B da história americana. Essa é a jornada de um anti-herói dado como morto na Guerra do Vietnã, que ressurge na pele de um velho homem perturbado, ansioso para reatar com o que restou da sua família ; e redescobrir sua própria identidade. Editado nos Estados Unidos pelo selo Vertigo, o álbum Nação fora da lei (Gal Editora) chegou ao Brasil há algumas semanas, uma década depois do encerramento da publicação lá fora. Com o subtítulo Sangue entre irmãos, o título encarta 11 histórias de um total de 19. O segundo e último volume, intitulado Rumo ao inferno, é prometido para o ano que vem.



Entre os desenhos rascunhados por Goran Sudzuka e Goran Parlov, o britânico Jamie Delano, conhecido dos fãs de HQs pelos roteiros de Hellblazer (o detetive e golpista John Constantine), escreve uma narrativa fragmentada sobre o escritor Story Johnson. ;Chutado; de um helicóptero entre a fronteira de Laos e Camboja, o escritor caiu no meio do nada. Amortecido por uma densa poça de lama, sobreviveu à queda e viveu em silêncio por um quarto de século. Agora, ele está de volta à América, e descobre que há coisas muito mais sujas do que a linhagem dos seus familiares. O mundo ao qual retornou é insalubre, hipócrita e ganancioso.

NAÇÃO FORA DA LEI...
De Jamie Delano (roteiro), Goran Sudzuka e Goran Parlov (arte). Gal Editora, 256 páginas. R$ 49,90.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação