Diversão e Arte

Daniel Galera retoma romance inspirado em história trágica de assassinato

Nahima Maciel
postado em 27/12/2012 08:23

Como o personagem do romance, Daniel Galera sonhava em morar em uma cidade com praia, onde não conhecesse ninguém e pudesse nadar no mar todos os dias. Trocou São Paulo por Garopaba, no litoral catarinense. Instalado em um apartamento de quarto e sala de frente para o Atlântico, lembrou-se de uma história contada pelo pai. Ali, na mesma cidade, um assassinato cometido durante um apagão em um baile mobilizou a população local nos anos 1970. Algo começou então a acontecer na cabeça da Galera, e o professor de educação física incapaz de reconhecer rostos surgiu como protagonista de um romance, cujo fôlego e estilo recolocam o autor na rota das vozes mais importantes da literatura contemporânea brasileira.

Barba ensopada de sangue é o quarto romance de Galera e, talvez, o mais denso e desesperado. Um personagem introvertido, machucado pelo suicídio do pai e pela traição do irmão que lhe tomou a namorada, mergulha em uma busca aparentemente inconsequente ao investigar a morte do avô durante um baile em Garopaba. O mistério em torno do episódio não chega a conferir tensão à trama. Galera constrói seu protagonista como um sujeito simples, sociável porém reservado, generoso e pouco ambicioso, característica que ajuda na fácil adaptação à cidade de veraneio catarinense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação