O futuro do cinema ainda está nas salas escuras com telas de grandes formatos, mas o monitor de computador e o mundo digital podem fazer muito por essa forma de narrar histórias. E o muito, a produtora francesa Régine Hatchondo tem certeza, passa por iniciativas alternativas como o My French Film Festival (MFFF), cuja terceira edição tem início nesta quinta-feira (17/1) com programação de 10 longas-metragens e 10 curtas acessíveis gratuitamente on-line. São títulos que fizeram sucesso nas salas francesas em 2011, foram celebrados em festivais, como o de Cannes, mas não chegaram a aparecer no circuito brasileiro.
A ideia de fazer um festival on-line no qual os internautas tivessem acesso gratuito aos filmes e pudessem, ainda, votar nas melhores produções surgiu quando Hatchondo assumiu, em 2009, a direção da Unifrance, instituto dedicado a promover o cinema francês no mundo. ;Percebi que o cinema francês faz muito sucesso internacional, mas que nosso público tinha tendência a envelhecer, que a circulação de filmes independentes, de autor, era mais difícil que antes, por causa do concentração dos multiplex no cinema americano;, conta a produtora. ;Para nós, o festival é uma maneira de mostrar filmes que viajam pouco, de tocar um público que vamos procurar em casa, de tentar utilizar a modernidade da difusão digital para atrair o jovem habituado a ver filmes na internet ou em televisões conectadas. E um jeito de tentar rejuvenescer e aumentar o público do cinema francês no mundo.;