Quem tem pressa e fome logo recorre a ele, que, em apenas três minutos, fica pronto. Isso mesmo. Há mais de cinco décadas, o macarrão instantâneo faz sucesso entre os adeptos da praticidade à mesa. O consumo é tão grande que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), nos últimos três anos, houve alta de 10% na procura pelo produto e 95% dos brasileiros já o experimentaram. De acordo com o presidente da Abima, Claudio Zanão, em recente pesquisa realizada em food service %u2014 restaurantes self-service e por quilo %u2014, observou-se que os estabelecimentos estão se adaptando para oferecer o macarrão no menu de opções. São Paulo, Rio de janeiro e Brasília seguem no ranking de estabelecimentos que aderiram ao gosto brasileiro.
Já que, para fazer o instantâneo, não há segredo, as receitas express, como são chamadas por alguns chefs, fazem o simples prato se tornar propício a ocasiões especiais ou mesmo mais atrativo aos olhos e ao estômago. A chef Luiza Holffman, proprietária do Figo Restaurante, em São Paulo, decidiu levar a fruta que dá nome ao seu negócio para montar um prato sofisticado. Adicionou também o presunto de parma, proporcionando um sabor diferenciado ao macarrão instantâneo. "Decidi brincar com o doce e o salgado e tivemos boa aceitação. Servimos no almoço e os clientes aprovaram. O melhor é que o preparo segue o tempo de cozimento do macarrão instantâneo", diz. A criação faz parte do livro Meu miojo, receitas e histórias, que conta com a participação de outros 13 chefs.
Macarrão instantâneo com figo, por Luiza Holffman
Ingredientes
1 pacote de macarrão instantâneo (não usar o tempero)
5ml de azeite composto (1 colher)
10g cebola brunoise (1 colher)
10ml de vinho branco seco (2 colheres)
1 figo (30 g)
60g mascarpone (3 colheres sopa)
5g de parma em fatias finas (4 fatias)
1 fatia de parma desidratado
5g pecan
Salsa
Pimenta-do-reino-preta
Sal marinho
Brotos
Modo de preparo
Cortar fatias finas de parma e levar ao forno baixo até que fique crocante. Torrar o pecan em forno baixo por aproximadamente 2 minutos. Cozinhe o lámen ao dente. Em um frigideira (fogo médio), adicione o azeite composto, a cebola, o vinho branco, o figo cortado em pedaços pequenos e o mascarpone. Temperar a gosto com sal, pimenta e salsinha. Quando retirar do fogo, adicionar o parma, decorar com pecan, os brotos e o crocante de parma.