Diversão e Arte

Desenho Sammy: a grande fuga volta as cinemas com novas aventuras

postado em 19/01/2013 15:37

Os tartarugos-marinhos Sammy e Ray estavam curtindo o coral, batendo-papo com os amigos e ensinando seus netos Ricky e Ella, duas tartaruguinhas recém-chocadas, a nadar. E não é que, do nada, aparece um pescador do mal, captura a galera e leva os dois amigões para um aquário em Dubai, no Oriente Médio? É assim que começa Sammy: a grande fuga, que estreou ontem. Será que os amigos cascudos vão conseguir sair dessa e voltar para casa? Saiba mais sobre essa aventura submarina aqui.

Tudo pela liberdade
Ao chegarem a Dubai, Sammy e Ray percebem que não são as únicas atrações do aquário ; nem os únicos animais marinhos doidinhos para saírem de lá. Enquanto arquitetam o próprio plano de fuga, eles conhecem o peixe-bola Jimbo, a lagosta Lulu e uma família de pinguins, liderados pelo cavalo-marinho mandão Big D, que também querem voltar para casa.
Enquanto isso, Ricky e Ella decidem que não vão deixar seus vovôs na mão, ou melhor, na nadadeira, e também fazem de tudo para resgatar os dois ; e contam até com a ajuda de Shelly, o primeiro e único amor de Sammy.

Toda história tem um começo
Você se lembra do Sammy de outros carnavais ; ou melhor, animações? Pois ele estrelou As aventuras de Sammy, em 2011. No primeiro filme, o tartarugo-marinho encontra o amor de sua vida, uma tartaruguinha chamada Shelly, mas tem que partir a grande viagem que toda tartaruga faz antes de voltar para a praia onde nasceu. Em busca de Shelly e de seu destino, Sammy encontra piranhas, peixes valentões e até uma passagem secreta bem misteriosa pelo caminho.


Para proteger e educar
Como você viu, quase todas as espécies de tartarugas-marinhas podem ser encontradas no país; o problema é que estão ameaçadas de extinção no Brasil. Ainda bem que as cascudas podem contar com o Projeto Tamar (foto), que ajuda a preservar a vida marinha desde 1980. O projeto protege cerca de 1.100km de praias em nove estados brasileiros, e fica de olho na alimentação, na desova, no crescimento e até mesmo no descanso das tartarugas-marinhas ; afinal, mesmo quem é casca-grossa merece um relax, né? Para saber mais, dê uma olhadinha em www.tamar.org.br.

Peso-pesado!
A tartaruga-marinha mais pesada do mundo, da espécie de
Couro (ou Gigante), tinha nada menos que 916 kg.


Amigos marinhos
Se você quiser saber tudo sobre as tartarugas marinhas, faça uma visitinha ao www.souamigodomar.com.br/. O site, filhote do Projeto Tamar, tem um montão de informações sobre as espécies de cascudas que vivem no Brasil, dicas para ajudar a preservar o planeta e um verdadeiro oceano de curiosidades sobre outros bichos marinhos. Ah, dá até para fazer uma carteirinha on-line e virar um ;amigo do mar; oficial!

Quem é quem

Ella

A netinha fófis de Sammy tem uma superenergia e, apesar de ser um pouco emotiva demais, luta com todas as forças para salvar seu avô e seus amigos. Será que a paquerinha de Ricky também está a fim dele?

Ricky
O neto pestinha de Ray pode ser meio desajeitado, mas consegue nadar mais rápido que Ella. O problema é que ele tem o maior talento para se esconder ao menor sinal de perigo... Ah, ele arrasta a maior nadadeira para sua companheira de viagem.

Sammy
Quando nasceu, Sammy era menor e mais fraquinho que seus irmãos. Mas agora, aos 50 anos, ele já viu o mundo e é um tartarugo vivido e experiente. Preso em Dubai, Sammy tem coragem de sobra para tentar escapar, mas será que sobrevive a mais essa enrascada?

Ray
Quando não está tirando uma soneca, Ray adora envolver Sammy nas maiores confusões ; quase tanto quanto curte comer uma boa água-viva. Impulsivo e apaixonado pela vida, esse tartarugo de couro é um amigo de verdade.

Lulu
A coitada dessa lagosta sofre de síndrome de crustáceo com personalidade dupla: ela acha que suas pinças têm vida própria. Ou seja, Lulu é meio lelé, mas, pelo menos, tem um grande coração.

Grande Dom
O chefão do aquário, esse cavalo-marinho mala e metido a italiano, não sai de casa (ou da toca) sem seus guarda-costas, as enguias elétricas grandalhonas Phillipe e Marco.

Antigas e misteriosas

Sammy e Ray são tartarugos bem modernosos, mas você sabia que esses répteis apareceram na Terra nada menos que 220 milhões de anos antes de Cristo? Veja mais curiosidades sobre as tartarugas- marinhas:

; Das sete espécies de tartarugas- marinhas que existem pelo mundo, cinco podem ser encontradas no Brasil: a verde ou aruanã, a cabeçuda ou mestiça, a de couro ou gigante, a de pente ou legítima e a oliva;

; Na hora do lanche, elas curtem algas, camarões, siris e caranguejos, moluscos em geral, ovos de peixes e águas-vivas (como o Ray);

; As tartarugas-marinhas choram ; ô dó! Mas não se preocupe: é só para eliminar o excesso de sal do corpo;

; Elas vivem se aventurando pelos mares e têm uma capacidade de orientação simplesmente animal! ; e que vem bem a calhar para os nossos amigos no filme;

; As cascudas nadam grandes distâncias para voltar à praia onde nasceram e desovar na areia: se fizer muito calor, a maioria dos bebês é fêmea, mas se ficar mais fresquinho, nascem machos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação