Desde os anos 1960, milhões de pessoas se juntam em imensos espaços para curtir o som de cantores e bandas. No século 21, porém, os astros do pop rock compartilham com os DJs o protagonismo em grandes eventos musicais. Igual aos colegas das guitarras, os comandantes das picapes têm atraído multidões para diversos lugares do mundo, e não só em encontros específicos do gênero.
Festivais antes apenas dominados pelo rock já foram ;contaminados; pelas batidas sintetizadas e abrem espaço para os nomes mais hypados da cena eletrônica. Alguns deles cresceram tanto que acabaram virando mecas para os DJs, como é o caso do californiano Coachella e do itinerante Lollapalooza. Ao mesmo tempo, a popularização da música eletrônica colocou os festivais de música eletrônica entre os mais importantes eventos do pop mundial.
O resultado é o surgimento de DJs popstars. Conseguir ser o headline (o principal nome do line-up) em um desses eventos é garantir sucesso e músicas no topo das paradas musicais. Nomes de destaque, como David Guetta, Skrillex, Deadmau5, Swedish House Mafia e Calvin Harris, sabem bem disso.