Diversão e Arte

Começa hoje na Espanha a 11ª edição do festival do Madrid Fusión

Culinária mineira está no centro da programação, que amplia fronteiras culturais do estado

Eduardo Tristão Girão
postado em 21/01/2013 08:09
Casino de Madrid, cujo restaurante é dirigido pelo chef Paco Roncero, será sede da abertura, com cardápio elaborado a partir de itens da cozinha mineiraMadri ; Ponto de encontro de chefs, pesquisadores, jornalistas e todo tipo de gente interessada em gastronomia vindos de todas as partes do mundo, o congresso Madrid Fusión começa hoje na capital espanhola, tendo a cozinha de Minas Gerais como homenageada e, inevitavelmente, criando certa aura de mistério junto ao público internacional. Afinal, quantos estrangeiros já ouviram falar de ora-pro-nóbis, jabuticaba e queijo canastra, por exemplo? Até o dia 23, vários chefs do estado vão revelar ao mundo a riqueza gastronômica mineira em aulas e palestras, dividindo espaço com estrelas internacionais no palco que, tradicionalmente, lança tendências e abriga discussões que reverberam pelo planeta.

Para se ter ideia da dimensão do evento, atualmente na 11; edição, foi numa das suas palestras que pegou fogo a rixa entre os chefs espanhóis Ferran Adrià e Santi Santamaria, este último um defensor fervoroso da cozinha tradicional, inconformado com os avanços do primeiro no revolucionário restaurante El Bulli, a meca da gastronomia molecular, com espumas, esferificações e incontáveis experiências. A julgar pela quantidade de chefs de peso presentes (Joan Roca, Andoni Luis Aduriz e Pierre Hermé, Elena Arzak e Quique Dacosta são só alguns), o evento promete.


Culinária mineira está no centro da programação, que amplia fronteiras culturais do estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação