Cartagena - O escritor peruano Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura 2010, revelou que acaba de concluir seu novo romance, "El héroe discreto", uma trama que transcorre no Peru atual.
"Minha grande ambição é que este romance que acabo de finalizar continue vivo daqui a 50 anos como ;A cidade e os cachorros;", declarou o escritor em uma conversa com o ensaísta colombiano Carlos Granés na VIII edição do "Hay Festival" de Cartagena.
Vargas Llosa antecipou que em seu novo livro fala de experiências de sua infância nas localidades de Piura e Lima, mas que a trama é atual e se passa num "período muito positivo" de seu país.
"Temos democracia...Temos uma política de abertura, de defesa da propriedade privada, de estímulo ao investimento e à criação da riqueza através da empresa privada; tudo que, eu creio, leva a sociedade para o progresso".
O livro também fala de como ele se encontrou com a literatura, de como ele "era um peruano que sonhava em ser um escritor francês".
"Paradoxalmente, foi em Paris que comecei a me sentir latino-americano de verdade", acrescentou o escritor, que é o convidado de honra, junto à alemã-romena Herta Müller, Nobel de Literatura de 2009, do festival de literatura e artes de Cartagena.