Com tantos investimentos no país para receber os turistas durante a Copa das Confederações, que estreia em 15 de junho, e a Copa do Mundo de 2014, marcada para o dia 12 do mesmo mês, são grandes as expectativas em oferecer o melhor da gastronomia brasileira. As projeções do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) é de que 7,2 milhões de visitantes participem dos eventos. Os preparativos seguem a mil, com inspiração dos chefs que, com criatividade, valorizam ingredientes regionais. A proposta é deixar guardados na memória os mais diversos sabores da comida brasileira.
Recém-chegada do Madrid Fusión ; encontro gourmet realizado na semana passada, na Espanha, com experts da gastronomia ;, a chef Flávia Quaresma conta que o evento se tornou uma oportunidade para apresentar um menu das iguari-as que serão servidas nas cidades sedes da Copa das Confederações. Ela antecipa que as frutas nativas da Mata Atlântica estarão presentes, mas o grande atrativo será a valorização dos pratos tradicionais. ;Temos uma diversidade muito grande e a ideia é explorar essa riqueza gastronômica de Norte a Sul. Isso inclui o baião de dois, o tacacá, a carne de sol e até mesmo nossos palmitos frescos.; Sobre o ingrediente emblemático de ambas copas, ela aposta na mandioca. ;Por ser um alimento bem brasileiro, que demonstra a nossa raiz, acredito que será a estrela dos eventos esportivos.;
Confira a receita do bacalhau brasileiro da chef Rosilene Campolina
Ingredientes
; Para o bacalhau
1kg de bacalhau em postas
1,5l de leite para aferventar o bacalhau (reserve 1 xícara)
1 colher (sopa) ou 12g de manteiga sem sal
1 cebola inteira
2 dentes de alho inteiros
4 dentes de alho bem picadinhos
1 xícara de azeite português
100ml de cachaça branca
1 maço de salsinha fresca bem picadinha
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
6 folhas de couve manteiga finamente picadas
Cebolete para ornamentar
; Para bouquet garni
1 folha de louro
1 ramo de salsinha
1 ramo de tomilho
1 ramo de alecrim
1 talo de aipo pequeno (sem a folha)
2 folhas de alho-poró (apenas a parte verde)
20cm de barbante para amarrar o bouquet
; Para o purê de batata
6 batatas inglesas médias descascadas
200ml de leite de coco
3 colheres (sopa) ou 36g de manteiga sem sal
1 colher (café) de açafrão em pó
6 dentes de alho cortados em lâminas
Noz-moscada a gosto ralada na hora
Sal a gosto
Pimenta do reino branca
Salsinha desidratada
Cebolete fresca para decorar
; Para o azeite de salsinha
1 maço de salsinha picada
2 dentes de alho
1 xícara de azeite português
Modo de preparo
Faça o bouquet garni, colocando todas as ervas embrulhadas nas folhas de alho-poró. Amarre com o barbante. Em uma panela grande, ferva as postas de bacalhau no leite com o bouquet garni, a cebola e os dois dentes de alho por alguns minutos. Retire-as delicadamente com uma escumadeira e reserve quente. Na mesma panela com o leite, cozinhe as batatas. Enquanto isso, desfaça as postas de bacalhau em "pétalas" e as coloque no azeite com a manteiga e o alho. Flambe com a cachaça e acrescente os temperos. Se desejar, regue o bacalhau com um pouco do leite de seu cozimento. As batatas, depois de cozidas, devem ser reduzidas a purê. Numa frigideira grossa, doure as lâminas de alho e as escorra em papel toalha para não perder a crocância e reserve. Na mesma panela, doure a manteiga e o açafrão. Acrescente o purê de batatas e o leite de coco. Acerte o ponto com um pouco do leite reservado do cozimento do bacalhau. Tempere a gosto com sal, pimenta branca e noz-moscada. Desligue o fogo assim que encorpar. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente os dentes de alho e a salsinha. Passe tudo pelo processador e coe no chinois fino. Coloque em uma bisnaga para usar na finalização do prato.
Montagem
Em um prato quadrado, enforme em um aro untado com azeite de 8cm de diâmetro por 5cm de altura respeitando a sequência: couve, purê de batatas e bacalhau em pétalas, formando uma flor. Desenhe com um fio de azeite o contorno do prato e um losango, formando a bandeira do Brasil. Coloque o alho laminado por cima do bacalhau, representando os estados, e, passe duas ceboletes transversas, formando a faixa Ordem e Progresso.