Diversão e Arte

Cantora Lady Gaga perde popularidade na internet, aponta estudo

Agência de marketing digital analisa repercussão da cantora na rede e revela que sua reputação atual está próxima de quando surgiu no mercado, há quatro anos

postado em 31/01/2013 17:10 / atualizado em 08/10/2020 10:58

Nos últimos meses, Gaga viu os ingressos da sua turnê encalharem, perder o posto de mais seguida no Twitter e ficar abaixo de Jennifer Lopez no ranking de celebridades da Forbes
Os tempos de Lady Gaga como rainha da popularidade na internet podem estar perto do fim. A queda é apontada por um estudo da agência de marketing digital AccuraCast, que mediu o impacto da popstar em notícias e artigos da rede, além da visualização de conteúdos disponíveis online e a repercussão de seus passos artísticos e pessoais nas redes sociais.

Através dos recursos da ferramenta Google Trends, a empresa avaliou o crescimento da relevância de Stefani Germanotta na web desde 2008, quando ela surgiu no mercado com o primeiro single, 'Just dance', e atraiu atenção por suas aspirações à alta costura e pela influência da música setentista no álbum 'The fame'. Desde então, o gráfico que sintetiza a trajetória de Gaga na web aponta uma elevação da artista com a divulgação do vídeo de 'Paparazzi', que a projetou para além do nicho das rádios pop, direto para a casa dos milhares de compartilhamentos do clipe.

Em novembro de 2009, o início da turnê 'Monster ball' e o lançamento do EP 'The fame monster' conduziram a cantora para um degrau ainda mais alto de popularidade, que chegaria ao ápice com o estrondoso sucesso da faixa 'Bad romance' e suas subsequentes aparições na TV. O surgimento do exótico vestido de carne durante o Video Music Awards da MTV, em 2010, também marcou um pico nas buscas pela estrela na internet. Depois disso, o gráfico declina e a relevância da autora de 'Poker face' começa a cair.

Gráfico gerado pelo Google Trends aponta altos e baixos na popularidade da cantora na internet
"Desde maio de 2011 a popularidade [de Gaga] tem caído quase que continuamente a cada mês e mostra poucos sinais de recuperação" relata a AccuraCast. Naquele ano, o lançamento do álbum 'Born this way' causou uma nova ascensão no gráfico da cantora, mas a curva positiva não se manteve por muito tempo."Se considerarmos o quanto Lady Gaga esteve ocupada ao longo de 2012, sua queda em popularidade online é surpreendente", analisam os especialistas da empresa de marketing.



No ano passado, a artista norte-americana entrou em turnê, lançou sua própria fragrância e se envolveu em polêmicas que levantaram debates — sua mudança de peso a levou a se assumir como vítima de distúrbio alimentar. Contudo, sua reputação online continuou em declínio durante os últimos 12 meses. Na situação atual, a relevância de Gaga se aproxima de quando ela surgiu no mundo pop, há mais de quatro anos.

Desde o fim de 2012, a popstar enfrenta redução na venda de ingressos para sua grandiosa turnê 'Born this way ball'. O último ranking da Revista Forbes a colocou abaixo de Jennifer Lopez na listagem de celebridades mais influentes. Seu posto de número 1 em seguidores no Twitter foi tomado por Justin Bieber. Nesta semana, o Youtube retirou cerca de 200 milhões das exibições de seus vídeos durante uma manutenção. Contudo, a chegada de ARTPOP, terceiro álbum de estúdio, pode catapultar Germanotta de volta ao topo das celebridades na internet. O primeiro single do novo disco tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2013.

Assista ao vídeo de 'Just dance', primeiro sucesso de Lady Gaga:

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação