Em meados do século 20, a revista O Cruzeiro foi o território de uma pequena revolução no jornalismo brasileiro. Inspirada no modelo das revistas ilustradas e impulsionada pelas modernas técnicas de reprodução gráfica, a publicação semanal de variedades reuniu um time de craques de primeira linha da fotografia, alguns deles chegariam a participar e influenciar o Cinema Novo. Essa história é contada em As origens do fotojornalismo no Brasil ; um olhar sobre O Cruzeiro 1940/1960 (Instituto Moreira Salles), de autoria de Helouise Costa, Sergio Burgi, Fernando de Tacca, Flávio Damm e Fernando Morgado.
O livro é o catálogo que acompanha uma exposição com imagens de Jean Manzon, José Medeiros, Peter Scheier, Henri Balloto, Pierre Verger, Marcel Gautherrot, Luciano Carleiro, Flávio Damm, Indalécio Wanderley e Luiz Carlos Barreto, entre outros. Boa parte das fotos pertence ao acervo do jornal O Estado de Minas, dos Diários Associados.