Diversão e Arte

Tainá é a primeira franquia do cinema nacional a alcançar o terceiro filme

Protagonista de Tainá - A origem tinha quatro anos quando começaram as filmagens do longa

Estado de Minas
postado em 05/02/2013 11:55

Selecionada pela produção em uma aldeia no Pará, Wiranu Tembé não falava português quando começou a interpretar a heroína do filme
A indiazinha Tainá, cujo sonho é se tornar guerreira e defender a floresta, deixa para trás as "grifes" famosas e crava a marca de estrelar a primeira franquia do cinema brasileiro a chegar ao terceiro episódio.

A estreia nacional de Tainá ; A origem está marcada para sexta-feira (8/2) véspera de carnaval. O filme conta o início da trajetória da órfã adotada pelo ;vô; Tigê (Gracindo Júnior), que não desiste de sua importante missão. Rejeitada por ser menina, ela vai à luta com a ajuda de Laurinha (Beatriz Noskoski), amiguinha da cidade, e de Gobi (Igor Ozzy), um índio meio nerd, que adora eletrônica.

Rodado no Amazonas, no Pará e no Acre, o longa brasileiro traz tudo o que a região oferece: florestas, árvores gigantescas e rios que parecem mar, além de onças, macacos, preguiças e araras. A heroína ganhou novo rosto: o papel coube a Wiranu Tembé, de 5 anos, descoberta na aldeia paraense de Tekohaw e selecionada entre 2,2 mil meninas da região amazônica.

O roteiro previa uma atriz de 7 anos, mas a indiazinha se saiu tão bem que os planos foram adequados à idade dela. ;Quando vi a Wiranu, não consegui tirar mais os olhos. É uma Tainá muito especial;, afirma a diretora Rosane Svartman. A pequena atriz tinha 4 anos quando o longa-metragem começou a ser rodado. Nem sequer falava português. Mas as brincadeiras daquela menina em sua tribo encheram os olhos de Rosane. E entraram no filme. Tainá-Wiranu escala um pé de açaí de mais de 10 metros. ;Quando a vi fazendo aquilo, pedi ao roteirista para criar a cena sem cortes, para mostrar que é tudo verdade;, revela a diretora.



Tainá ; A origem busca, sobretudo, a emoção. ;Mostramos como a protagonista se tornou a guerreira que conhecemos de outros filmes, e também como uma menina se transforma a partir de aventuras, desafios e do convívio com amigos;, explica Rosane Svartman. O fascínio por essa personagem vem da mistura de dois elementos: a heroína da floresta e a pequena guerreira, ingênua e sábia. Palavra de origem tupi-guarani, tainá quer dizer estrela, raio de luz, luz da manhã.

Trabalhar com atores mirins foi um desafio e tanto para a diretora. O mais importante é levar para a tela o frescor que a criança transmite na vida real. ;O que aparece fluente, espontâneo, leve e simples no filme é produto de muito trabalho;, avisa Rosane. Isso significa planejar ensaios que tratem as situações da trama como brincadeira, além de evitar que as tensões do set afetem a criançada.

Filmar na Amazônia é complicado. ;Chove, faz sol, tem lama, chão arenoso, muito bicho, mosquito. Você tem de pegar barco, van, avião. Mas a região é belíssima, chegamos a locais que estão entre os mais bonitos do mundo;, garante a diretora. Em resumo, Tainá ; A origem buscou retratar toda a magia, grandiosidade, beleza e diversidade da floresta.

Outro desafio: filmar bichos selvagens, que não podem ser adestrados. ;O macaco ia de um lado para o outro. A equipe, pacientemente, era obrigada a esperar o momento em que a onça decidia se levantar;, relembra Rosane. Foi necessário criar unidade apenas para captar as cenas da fauna.

Tanto esforço valeu a pena: Tainá ; A origem já estreia com um prêmio: o de melhor filme, na opinião do público, concedido pelo International Children;s Film, realizado na Califórnia (EUA).

A história da série Tainá começou quando Pedro Rovai integrava a equipe que filmava documentário sobre populações ribeirinhas da Amazônia. Encantado em ver as crianças se divertindo sem ter brinquedo algum, o produtor propôs a franceses um filme sobre esse aspecto da vida amazônica.

;Mas eles vieram com catástrofe e drama social, enquanto eu imaginava algo otimista, para cima. Ou seja: um filme sobre a alegria das crianças destinado aos pequenos ; não aos adultos. E com uma visão encantadora, mas não idílica, da Amazônia. Algo diferente do que vemos todos os dias sobre aquela região;, conta Rovai.

Em 2000, surgiu a primeira incursão de Tainá no cinema: Um aventura na Amazônia, dirigido por Tânia Lamarca e Sérgio Bloch. O segundo longa, de Mauro Lima, foi lançado em 2004: A aventura continua. Esses trabalhos caíram nas graças de ambientalistas, escolas e de festivais de cinema. Conquistaram 22 prêmios em eventos internacionais dedicados à produção infantil.

;Tainá é algo raro: uma personagem de cinema que não veio da literatura ou da televisão;, afirma, vaidoso, Pedro Rovai. Aspecto fundamental do sucesso da série, ressalta ele, é o carisma das Tainás: a pioneira Eunice Bahia, hoje com 21 anos, e agora Wiranu Tembé. Ambas foram descobertas pelo produtor de elenco Cláudio Barros.

A satisfação com o bom resultado não apaga um problema. Produções dessa natureza são caras. ;Falta-nos estrutura, como a dos norte-americanos, para fazer filmes assim;, observa Rovai. Por enquanto, A origem encerra o ciclo, acredita o ;pai; de Tainá. ;Vai ficar na história do nosso cinema o fato de, um dia, um sujeito corajoso ter feito essa trilogia;, orgulha-se.

Os novos planos para a indiazinha, por enquanto, são apenas sonho. Rovai torce para que Tainá seja a estrela de outra série. Desta vez, em animação produzida para a TV.

Assista ao trailer de Tainá - A origem:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação