Diversão e Arte

Começa a mostra competitiva da 63ª edição do Festival de Berlim

Estarão presentes o austríaco Ulrich Seidl, o americano Gus Van Sant e a polonesa Malyoska Szumowska

Ricardo Daehn
postado em 08/02/2013 20:03
Hoje, com a abertura da mostra competitiva, a programação do 63o Festival de Berlim começa a soltar as primeiras faíscas, num evento que se estenderá até o próximo dia 17. Um trio de pólvora movimentará as sessões de gala: enquanto o austríaco Ulrich Seidl, já premiado em Veneza, fecha a trilogia Paradise, com Esperança; o americano Gus Van Sant e a polonesa Malyoska Szumowska defendem, respectivamente, Promised land e In the name of. No primeiro, Melanie, integrante de uma família disfuncional, se envolve com um homem 40 anos mais velho que ela conhece numa espécie de retiro para emagrecimento.

Tendo Matt Damon no elenco, Van Sant comanda o que chama de thriller político que dá relevância à extração de gás natural sob pena de riscos vitais. Pólvora maior só mesmo da fita polonesa, em que, num ambiente rural, um padre vê a real sexualidade, e o desejo por homens, despertar, contrariando o celibato. Na esfera religiosa, o francês Guillaume Nicloux adapta novamente parte dos escritos de Denis Diderot que já renderam o clássico de Jacques Rivette, em 1966, censurado e estrelado por Anna Karina. Em pauta, Isabelle Huppert está no novo longa que trata de uma noviça nada convencida da vocação.



Nomes quentes da indústria cinematográfica, Rooney Mara (Millenium ; Os homens que não amavam as mulheres) e Channing Tatum (Magic Mike), ao lado de Jude Law e Catherine Zeta-Jones, estão em Side effects, o novo de Steven Soderbergh, também selecionado, ao lado de 18 outros concorrentes. Entre as presenças confirmadas a desfilarem pelo tapete vermelho, estão o ator Tim Robbins, a cineasta grega Athina Rachel Tsangari (de Attenberg), a dinamarquesa Susanne Blier (de Depois do casamento), Isabella Rossellini e Christopher Lee.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação