Diversão e Arte

Grammy homenageia o legado de Carole King, The Temptations e Ravi Shankar

postado em 10/02/2013 10:39

;As pessoas costumam dizer que ela é uma das maiores compositoras mulheres. P;, Carole King é uma das melhores compositoras de todos os tempos.; Quem disse isso foi a também criadora musical Diane Warren, em texto escrito a convite da Academia de Gravação, que promove anualmente o Grammy Awards. King, ao lado de The Temptations, Ravi Shankar, Patti Page, Glenn Gould, Charlie Haden e Lightnin; Hopkins, será homenageada hoje pela importância de sua obra, na 55; edição da premiação. O mais importante evento da música mundial ocorre a partir das 23h (horário de Brasília), no Staples Center, em Los Angeles, com transmissão no Brasil pelo canal TNT.

Enquanto a velha guarda colhe os louros pela atividade musical intensa e influente no último século, um bando de ;novatos; que se destacaram em 2012 competem pelos principais prêmios a serem entregues pelo Grammy, divididos 81 categorias. E a ala masculina é quem domina as principais categorias desta edição da premiação, criada em 1958.

O rapper Frank Ocean é um dos artistas com mais indicações ao Grammy deste ano: concorre em seis categorias

Um desses estreantes no Grammy é o rapper californiano Frank Ocean, de 25 anos. O rapaz chega botando banca, e promete ser um dos mais premiados desta edição ; além de se apresentar na cerimônia. Ocean concorre a seis estatuetas. É um dos recordistas da temporada, ao lado de quatro nomes. Além de estar indicado a artista revelação, seu álbum Channel orange disputa dois prêmios ; inclusive o prestigioso disco do ano. Thinkin bout you, faixa do CD, pode ser considerada a melhor gravação de 2012. As outras duas iminentes láureas são por uma colaboração com os também rappers Kanye West e Jay-Z, No church in the wild.

Jay-Z e West, inclusive, também estão entre os mais indicados nesta 55; edição. Assim como Ocean, eles têm seis citações cada um, sendo que quatro são de trabalhos em conjunto dos dois. Os homens parecem ter mesmo se saído melhor em número de aparições na lista divulgada em dezembro. A banda nova-iorquina Fun e os britânicos do Mumford & Sons são outros que têm meia dúzia de chances de saírem consagrados da premiação. Empatados, com cinco menções cada, a dupla The Black Keys (vencedora de três Grammy em 2011) e o cantor Miguel também dão um arejada na competição.

Cantoras
Da ala feminina, nas categorias principais, destacam-se a vencedora do American idol Kelly Clarkson e a estrela country Taylor Swift, concorrentes a gravação do ano, com Stronger (What doesn;t kill you) e We are never ever getting back together, respectivamente. A faixa de Clarkson também está indicada a canção do ano. Call me maybe, sucesso de Carly Rae Jepsen, disputa na mesma categoria. Já na seara das revelações, ao lado de Ocean e Fun, estão listados Alabama Shakes, Hunter Hayes e The Lumineers. Além de categorias genéricas, o Grammy premia os melhores artistas em cada estilo. Pop, rock, r, rap, country e jazz são algumas das ;etiquetas; específicas.

O time estelar de apresentadores desta edição inclui desde Beyoncé até Prince, passando por nomes como Ryan Seacrest, Dave Grohl, Carly Rae Jepsen, Jennifer Lopez e Ellen DeGeneres. Entre os antológicos shows que marcam a cerimônia a cada ano, o mais aguardado é um tributo ao músico Levon Helm, da The Band, que reunirá Elton John, Mavis Staples, Brittany Howard e outros artistas no Staples Center. Outros encontros que prometem ser memoráveis são os de Maroon 5 e Alicia Keys; e Bruno Mars, Rihanna e Sting (veja quadro).


55; GRAMMY


Hoje, a partir das 23h (horário de Brasília), no Staples Center, em Los Angeles. Transmissão no Brasil pelo canal TNT e pelo site da premiação (www.grammy.com/live).


Principais shows da noite

Tributo a Levon Helm, com Elton John e outros

Alicia Keys e Maroon 5

Bruno Mars, Rihanna e Sting

Miguel e Wiz Khalifa

Dierks Bentley e Miranda Lambert

Justin Timberlake

Jack White

Kelly Clarkson

Rihanna

Taylor Swift

Carrie Underwood


Os mais premiados

Saiba quem são os maiores vencedores do Grammy (por década)


Anos 1950 (a partir de 1958)
Ella Fitzgerald ; 4 prêmios

Anos 1970
Stevie Wonder ; 15 prêmios

Anos 1990
Vince Gill ; 14 prêmios

Anos 1960
Henry Mancini ; 16 prêmios

Anos 1980
Quincy Jones ; 14 prêmios

Anos 2000
Beyoncé e Alison Krauss (foto) ; 16 prêmios (cada)


Sem nudez
A rede de televisão CBS, que transmite a premiação nos EUA, mandou um recadinho um tanto inusitado para a organização do Grammy: estão proibidos decotes, fendas e transparências exagerados. O texto no comunicado traz a ponderação de que ;obscenidade; não combina com transmissões televisivas. Todos e ; principalmente ; todas bem comportados, que a festa é de família! Nomes de marcas de roupas também devem ser evitadas, para que não se faça propaganda gratuita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação