Diversão e Arte

Publicitário carioca dá vida ao caçador do efêmero Cartiê Bressão

Caroline Maria
postado em 12/02/2013 10:18


O Rio de Janeiro no carnaval é um bang bang de cenas imperdíveis. Boa parte registrada pelas lentes do publicitário Pedro Garcia, 32 anos, mentor do carismático personagem Cartiê Bressão, versão brasileira do fotógrafo Henri Cartier-Bresson (1908-2004), dono do conceito do ;instante decisivo;. ;Compreendi que a fotografia pode fixar a eternidade do momento;, escreveu o francês ; e comprovou, ao clicar Pablo Picasso, Che Guevara, Marilyn Monroe, Henri Matisse, Jean-Paul Sartre, Carl Jung e muitos outros.



Farejador de boas oportunidades (também parceiro do site de crowdfunding Queremos), Pedro Garcia deu à luz a Cartiê Bressão. No carnaval do ano passado, saiu às ruas cariocas fantasiado de Jorge Tadeu, personagem fotógrafo da novela Pedra sobre pedra (1992). ;Fiquei empolgado porque seria uma ótima desculpa para levar uma máquina boa de filme, já que não teria muito problema de perder na confusão, porque hoje em dia não se usa mais pra nada;, conta. ;Fora que ele (Jorge Tadeu) ainda era um galã interpretado pelo Fábio Júnior. Covardia;, acrescenta, com o típico bom humor que imprime em seu tumblr (www.cartiebressao.tumblr.com), onde posta fotos reveladoras do espírito carioca, uma espécie de registro sociológico informal.



[SAIBAMAIS]Pedro entrou tanto no personagem que começou a perder o pudor para fotografar tudo o que estivesse à sua volta. ;Foi aí que vi a cena das crianças tomando picolé de manga e não consegui acreditar no que estava vendo. Parecia que a cena estava brilhando, me chamando, e que o tempo estava passando diferente. Desde então, quando eu sinto essa sensação de novo, sei que tenho que ir lá e tirar a foto.; Típico carioca, morou a vida inteira em Ipanema, mas desde que voltou de Londres, onde trabalhou cinco anos como publicitário, mora no Jardim Botânico. ;Eu acho a melhor cidade do mundo, sem dúvida nenhuma e sem comparação;, atesta.

O rosto criativo por trás do tumblr: Pedro Garcia por Cartiê Bressão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação