Diversão e Arte

Maracujá não se restringe mais à tradicional sobremesa de fim de semana

Agora, a fruta imprime sofisticação a molhos usados principalmente sobre peixes e é base do recheio de doces refinados

Paulo Lima
postado em 16/02/2013 11:21
Mais cremoso que o usual, o sorvete artesanal de maracujá da Saborella leva açúcar derivado do milho. A sobremesa surpreende e é uma das mais indicadas pelos clientes

Nas mesas, nos salões de beleza e nos balcões das farmácias, versatilidade é a marca do maracujá, que passa por uma transformação nas cozinhas. Chefs e outros amantes da gastronomia abrem mão da tradicional musse e do suco da fruta para explorá-la em pratos mais sofisticados, tanto doces quanto salgados. A finalidade é tirar proveito do sabor marcante sem esquecer, é claro, de manter o amarelo predominante da fruta, que atrai olhares e é convidativo ao experimento.

Cupcake de maracujá: no Miss Cupcake, o tradicional bolinho tem o sabor do verão



O desafio é mais do que adequado para esta época do ano. De acordo com a pesquisadora em biotecnologia da Embrapa Cerrados Ana Maria Costa, até o início de abril, pode-se encontrar a fruta em grande quantidade. ;O Brasil é o berço de espécies de maracujá. Para atender ainda mais o consumidor, existem programas de aprimoramento genético que visam melhorar a qualidade e a adaptação em tempo fechado, suprindo, assim, a demanda;, diz. Entre os mais procurados, Ana Maria destaca o rubi-do-cerrado, que tem a casca em tom vermelho e alongada; o gigante amarelo, também com a casca alongada; e o sol-do-cerrado, em formato arredondado. ;Vale apostar na fruta, pois ela tem compostos que fazem bem à saúde, como a pró-vitamina A, a vitamina C e os compostos antioxidantes. Trata-se de um excelente alimento rico em minerais;, completa.

Agora, a fruta imprime sofisticação a molhos usados principalmente sobre peixes e é base do recheio de doces refinados

Cupcake Nha Benta de maracujá, por Renata Menon

Ingredientes


Massa de bolo de baunilha
50g clara de ovo
75g açúcar
1 colher (chá) de cremor tártaro
20g de água
20g gelatina em pó sem sabor
Chocolate branco, o quanto bastar

Modo de preparo

Faça o bolo de baunilha e coloque em formas pequenas. Leve ao forno e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, bata as claras e acrescente, aos poucos, o açúcar, a gelatina dissolvida em água e o cremor tártaro até ficar espumoso e com consistência firme. Abra o centro do bolinho com um cortador de cupcake, fazendo um furo para o recheio do mousse. Coloque o mousse de maracujá com uma colher de chá. Em um saco de confeitar, utilize o bico redondo e coloque o Nhá Benta recheando a parte superior. Deixe cinco minutos na geladeira para o Nhá Benta endurecer e, logo após, mergulhe numa calda de chocolate branco. Deixe secar e, para finalizar, coloque umas sementes de maracujá por cima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação