Diversão e Arte

Pratos de entretenimento começam a ser feitos por solteiros e adultos

A proposta é conquistar pela apresentação criativa, pelo consumo rápido e pelo sabor marcante

Paulo Lima
postado em 23/02/2013 08:00

A proposta é conquistar pela apresentação criativa, pelo consumo rápido e pelo sabor marcante

Preparar receitas inéditas tem se tornado frequente para garantir a boa aceitação dos pratos. Especialistas em técnicas de preparo e de combinação de sabores, chefs abrem espaço para a criatividade, estimulando a imaginação por um resultado surpreendente à mesa. A regra é não desrespeitar os sabores. E as descobertas, muitas vezes simples, encantam o paladar. Vale investir tanto na apresentação ; com comidas em formatos intrigantes e ingredientes de cores diversas ; quanto nas sensações ; aquela mistura de sabores inusitada que não sai da lembrança. Se antes os pratos criativos buscavam estimular as crianças à refeição, hoje eles ganham espaço entre os jovens e adultos que se encantam com as comidas engenhosas.

Especializada em gastronomia saudável, funcional e orgânica em São Paulo, Luana Budel explica uma das razões pela procura da comida de entretenimento. ;É um conceito que chegou ao Brasil há cerca de quatro anos, mas que agora está no auge. O interessante é que, normalmente, é uma comida em miniatura que tem a finalidade de encantar pelo formato e que possa ser degustada em até três mordidas;, diz. Também conhecidas como finger foods, ou seja, comida para comer com os dedos, são verdadeiras construções gastronômicas mesmo apresentadas em pequenas porções. ;Trata-se de uma versão revisada dos petiscos e das comidas de festas que envolve cores, texturas e aromas;, completa.

Receita de rosas recheadas, por Evelyne Ofugi:

Ingredientes:

Tomate italiano, o quanto bastar

Tomate cereja, o quanto bastar

Queijo ricota, o quanto bastar

1 ramo de cebolete

Modo de preparo:

Corte os tomates em cruz e dentro, tire o excesso da fruta. Recheie com queijo ricota e monte o caule com as ceboletes. Sobreponha os tomates menores, a fim de dar dimensão ao prato. Dica: Coloque o queijo ricota ainda gelado para a rosa permanecer firme por mais tempo. Pode servir com carpaccio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação