postado em 27/02/2013 09:27
Os artistas brasilienses que querem levar sua produção para as ruas receberam duas boas notícias nos últimos dias: O Sesc retoma o ciclo de apoio ao que é feito na cidade, começando a receber projetos interessados em participar do Sesc Temporadas 2013. Quem for selecionado poderá fazer um giro pelos seis espaços culturais mantidos pela entidade (em caso de projetos de artes visuais, são oito opções).
Desde o ano passado, o Sesc Temporadas propõe um giro de cultura, tendo como protagonistas a produção local de músicas, espetáculos teatrais e de dança, além de artes visuais. ;O projeto surgiu com a ideia de aproximar o Sesc dos artistas do Distrito Federal. Ele marcou o nascimento de uma política de incentivo;, explica a coordenadora de Cultura da entidade, Juliana Valadares, que ainda ressalta a vocação de formar plateias. Os funcionários do órgão criaram comissões internas para avaliar a qualidade das propostas, que devem ser enviadas para sesctemporadas@gmail.com. Nem só de quem se candidata é feita a programação: os próprios técnicos de cada área podem sugerir nomes que estão movimentando a cena artística.
Os selecionados entram na programação no semestre seguinte e recebem um cachê, tabelado, por cada apresentação realizada. ;Muitas produções não se sustentam só com o valor de bilheteria, então entramos com essa ajuda de custo;, explica Juliana. Como o Sesc ainda estuda os valores, a tabela não foi divulgada. Mas os espetáculos com maior quantidade de envolvidos, como peças de teatro com elenco superior a cinco integrantes, acabam recebendo aporte financeiro maior. Os valores dos ingressos são populares, R$ 4 e R$ 2, a meia-entrada, e revertidos para o artista convidado.