Há quem torça o nariz ao vê-las no prato e discretamente separe no canto, com receio do sabor. Mas tudo indica que elas vieram definitivamente para servir de alimento. As flores deixaram de ornamentar os ambientes e passaram a compor receitas criativas e sofisticadas. A tendência se espalha em restaurantes requintados, em que chefs elaboram preparos inusitados que são embelezados pelas cores das plantas. O sabor nada tem de ruim. Costuma ser suave. O objetivo é trazer leveza e romantismo à culinária, com a delicadeza e o aroma das belezas comestíveis.
É grande a variedade das espécies cultivadas para consumo. Entre as que merecem destaque, por serem encontradas em boa parte das receitas, estão as conhecidas como amor-perfeito, que têm como característica marcante a pigmentação em formato de coração; a capuchinha, que pode ser encontrada em diferentes tonalidades; a boca-de-leão, de sabor suave a ligeiramente amargo; a calêndula, utilizada nas saladas e em chás; a hibisco, também usada no preparo de chás e famosa pelo caráter antioxidante; e as belas pétalas de rosas.
Drinque Summer in Paris
Ingredientes:
2 morangos frescos
5 amoras
6 blueberries
1 colher (café) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de calda de mini laranjinhas
250ml de vinho branco seco
Flores comestíveis (minilaranjas e violetas)
Gelo (o quanto bastar)
Modo de Preparo
Para a calda:
Leve ao fogo 250g da casca de minilaranjinha com 4 colheres de açúcar e 200 ml da água, mexendo até que fique com a consistência de um licor. Reserve e deixe esfriar.
Para o drinque:
Em uma taça alta, coloque todos os ingredientes e mexa. Por último, coloque as flores. A dica é utilizar o vinho já resfriado, para o drinque ficar mais refrescante.