Diversão e Arte

Escolha da atriz que vai interpretar a Nina Simone no cinema causa polêmica

Segmentos da blogosfera norte-americana chegaram a se organizar em torno de um abaixo-assinado on-line, que juntou mais de 10 mil assinaturas, para tentar destituir Zoë Saldana do papel

postado em 17/03/2013 08:05
[VIDEO1]Nina Simone não ficaria satisfeita se soubesse que a atriz Zo; Saldana foi a escolhida para dar vida a ela no cinema. A afirmação contundente partiu de um artigo publicado no mês passado pelo acadêmico Marc Lamont Hill, na revista Ebony, dedicada à comunidade afro-americana. Para o estudioso, o motivo é que a intérprete, de origem latina, tem ;pele clara; e ;aspecto europeu;. Simone, além de cantora, compositora e pianista, era ativista ferrenha do movimento negro. Roteirizado e dirigido por Cynthia Mort, Nina está previsto para estrear ainda em 2013, uma década após a morte da artista e no mesmo ano em que ela completaria 80 anos.

;Muito do legado de Nina Simone está ligado à aparência dela. No fim dos anos 1950 e ao longo da década de 1960, quando os negros estavam alisando os cabelos e descolorindo a pele, Simone teve a coragem de exaltar plenamente sua linda pele negra, seu cabelo crespo, seus lábios fartos e seu nariz largo sem desculpas;, escreveu Hill. ;Mesmo que Saldana esteja empenhada em parecer com ela, resta outra pergunta: por que não simplesmente contratar uma atriz de pele negra? (;) Não há evidência maior de quão trágica é a situação das mulheres de pele escura em Hollywood do que o fato de que nem para interpretar mulheres de pele escura elas podem ser escaladas;, provocou ele.

O artigo de Marc Lamont Hill é apenas um capítulo da confusão que se formou quando Saldana foi anunciada para o papel. Segmentos da blogosfera norte-americana chegaram a se organizar em torno de um abaixo-assinado on-line, que juntou mais de 10 mil assinaturas, para tentar destituir a estrela do megassucesso Avatar da vaga. A bronca não era com ela, claro.

[FOTO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação