Diversão e Arte

Sentimento de tristeza se espalha após falecimento de Emílio Santiago

Irlam Rocha Lima
postado em 21/03/2013 08:50

Cantor Emílio Santiago

Emílio Santiago já havia iniciado a carreira há cinco anos quando veio a Brasília pela primeira vez, para fazer o show Guerreiro coração, em 1980, na Sala Funarte. Aqui, depois de se aproximar de Zello Visconti, criou um círculo de amizade. Depois de cada apresentação, o artista plástico costumava reunir os amigos em torno da mesa da sala do seu apartamento na 209 Sul, para jantares festivos.

No período em que gravou a série Aquarela brasileira ; entre 1988 e 1995 ; voltou várias vezes à cidade para mostrar, em palcos de teatro e de clubes sociais, a condição de um dos maiores intérpretes da MPB de todos os tempos. Recordo-me de um show de Emílio na AABB, em que, sem resistir ao suingue dos sambas cantados por ele, grande parte dos casais de espectadores se juntou e saiu a bailar pelo salão.

Cauby Peixoto, não por acaso, tinha por ele enorme admiração e o via como seu sucessor. Emílio partiu antes e o Professor deve estar muito triste. Sentimento que se espalha entre todos os que tinham afeição pela doçura daquele artista de timbre marcante e elegância nos gestos e no trajar ; usava sempre modelos exclusivos, criados por um estilista carioca.

Ouça a música Verdade Chinesa - Emílio Santiago:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação