Diversão e Arte

Feriado prolongado é oportunidade para conferir grandes exposições no DF

As mostras estão nos museus e nas galerias da cidade

Nahima Maciel
postado em 30/03/2013 09:33

No Museu Nacional Honestino Guimarães, a mostra Gil 70 propõe uma viagem pelo universo do tropicalista

O roteiro de exposições no feriado está caprichado na variedade de linguagens e suportes. E se for eleger um início para a peregrinação artística, melhor incluir duas mostras que se encerram neste domingo (31/3). O CCBB e o Museu Nacional dos Correios recebem as invenções e desenhos do chinês Cai Guo-Quang. Da vincis do povo trouxe a Brasília obras como as invenções precárias encomendadas pelo artista a inventores amadores chineses e os famosos desenhos de pólvora.

O feriado também é a última oportunidade para conferir Mehin Mekarô, resultado da convivência da fotógrafa Carol Matias com os índios Krahô no norte de Tocantins. Além das fotos noturnas, a exposição tem vídeos feitos pelos índios, que usam o audiovisual como ferramenta de resistência cultural.


Garantidas as exposições com final marcado, é hora de escolher pelas afinidades. No Museu Nacional Honestino Guimarães, Gilberto Gil reina com a mostra Gil 70, retrospectiva da vida e da obra do compositor narrada por fotografias e por obras de arte criadas por artistas brasileiros. Meditação, instalação de Arnaldo Antunes, faz poesia sonora em uma parede preenchida com o que o artista chama de porta-retrato digital. Adriana Calcanhotto faz sua homenagem com o vídeo Corações a mil, sucessão de corações vermelhos que se mesclam na tela. A mostra traz também textos escritos para Gil por atores, escritores, artistas e amigos. Ainda no Museu Nacional, vale dar uma espiadinha na escultura Encontro das águas II, homenagem poética à água como recurso fundamental à vida.

As mostras estão nos museus e nas galerias da cidade

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação