Diversão e Arte

No Dia Mundial do Beijo, relembre momentos do tema na arte

Da novela às artes plásticas, o ato já inspirou inúmeras produções artísticas

Fernanda Guerra
postado em 13/04/2013 10:10
Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele protagonizam beijo protestoEm tempos de Marco Feliciano, o beijo virou símbolo de protesto. Vários artistas aderiram à campanha contra a permanência do deputado federal do PSC como presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias. Para citar alguns, Ivete Sangalo e Dani Calabresa; Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele; Fernanda Montenegro e Camila Morgado; Lúcio Mauro Filho e Wagner Moura protagonizaram beijo gay em prol da saída do parlamentar.

Para casais e solteiros, o Dia Mundial do Beijo é celebrado neste sábado, 13 de abril - apesar de algumas partes só comemorarem no dia 6 de julho. A partir dele, os internautas levantam a bandeira contra a homofobia nos últimos dias. No mundo artístico, o tema já havia incitado discussões do tipo em inúmeras produções.

Nos anos 1960, o dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues abordou a questão do preconceito e sensacionalismo da imprensa no espetáculo O beijo no asfalto, que narra a história de um homem que é atropelado e pede um beijo a um desconhecido.

Em 2011, um beijo alterou o sentido da cobertura de um fotojornalista, que cobria um protesto no Canadá. Por sinal, o nome da obra rodriguiana poderia facilmente batizar a bela foto de Richard Lam, da agência Getty. Não pelo enredo, mas pelo registro que mostra um casal hétero se beijando no meio da rua. Na internet, a imagem virou febre.

Da novela às artes plásticas, o ato já inspirou inúmeras produções artísticasPara caracterizar a beleza e importância dele, rendeu até expressão: ;beijo de novela; ou ;de cinema;. Acompanhados de uma boa trilha sonora, cenas de filmes como Casablanca (1942), Titanic (1997), Ghost (1990), Meu primeiro amor (1991) e Cinema paradiso (1989) marcaram a história do romantismo no cinema. Em inúmeras produções, o beijo ganha papel principal em cenas. Inspiram a vida real.

Nas artes plásticas, O beijo, do pintor austríaco Gustav Klimt, é uma das principais obras que ilustram a temática. Feito em 1908, o quadro mostra amantes se abraçando e o homem beijando uma mulher ajoelhada. Considerado um fracasso na época, o quadro foi reproduzido milhares de vezes.

Da novela às artes plásticas, o ato já inspirou inúmeras produções artísticasO tema também é universal no mundo da música. De diferentes estilos, músicas ;sugestivas; como Beija eu, de Marisa Monte, Beijinho doce, de João Alves do Santos, Beijar na boca, de Claudia Leitte, Na base do beijo, de Ivete Sangalo, Kiss you, de One Direction, viraram trilhas sonoras de casais.

Beijo gay em novelas
A ausência do beijo chega até a interferir no sucesso da novela. Em 2005, o último capítulo da novela América deixou a desejar. Após tamanha expectativa criada em internautas e telespectadores, a trama terminou sem o beijo dos personagens Júnior, interpretado por Bruno Gagliasso, e Zeca, na pele de Erom Cordeiro. A frustração foi maior ao saber que a cena havia sido gravada, mas não foi exibida. Caso semelhante ocorreu em Mulheres apaixonadas e Senhora do destino.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação