Severino Francisco
postado em 24/04/2013 08:09
Jorge Antunes, um dos pioneiros e um dos mais importantes compositores da música eletroacústica no Brasil, completou 72 anos, ontem, e está brindando o aniversário da melhor maneira possível para um artista: com muita criação. A sua agenda está repleta de projetos. Planeja um espetáculo grandioso para uma mixagem de sons eletroacústicos (gravados e ao vivo, com o seu grupo, Gemunb) e companhias de dança do hip-hop. Compôs uma peça para alaúde a pedido de Penélope Maravalhas, instrumentista radicada na Bélgica; e canções para as sopranos Carolina Faria, do Rio, e Elena Mesquita, de São Paulo. Está escrevendo uma nova ópera baseada no conto A cartomante, de Machado de Assis. Na primeira semana de junho, participa da montagem de Olga, dirigida por William Pereira. Ganhou o Prêmio Iber, promovido pelo Centro Mexicano para la Música e las Artes Sonoras, em Morevia. Vai passar dois meses compondo e experimentando no melhor laboratório de música eletroacústica das américas. E, finalmente, excursionará com o grupo Gemunb por Cuba e Nova York.Raiz brasileira
Que conexões a música eletroacústica permite? ;Todas;, responde Antunes. Sempre animado pelo espírito de polêmica. Em 2008, ele apresentou em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo, um espetáculo que promovia a junção da música eletroacústica com a de raiz brasileira. Em um dos concertos, o instrumentista Hamilton de Holanda tocava um chorinho de autoria do próprio Antunes. Os sons do bandolim eram injetados no computador e processados ao vivo com música eletroacústica. Em outro, a parceria era estabelecida com o violeiro Roberto Correia. E até o som do Seu Teodoro virou um bumba meu boi eletroacústico: ;Havia uma intenção estética e ideológica. Eu queria colocar em primeiro plano os dois gêneros desprezados pelos meios de comunicação: a música erudita e a de origem folclórica;.
Antunes não é um acadêmico enclausurado nos limites de sua especialidade. Ele permanece um observador atento às novas tendências. Quando os alemães do Kraftwerk se autointitularam um grupo de ;música eletrônica;, os compositores eruditos resolveram se diferenciar se autodenominando compositores de ;música eletroacústica;. Mas Antunes reconhece o valor da chamada música eletrônica que anima as festas rave: ;Tenho ouvido peças de música pop e, se tirar a batida, fica muita música eletroacústica de qualidade. Tem coisa ruim e boa;.
Orça Olga, do maestro Jorge Antunes
[VIDEO1]