Diversão e Arte

Petrobras divulga lista final dos projetos aprovados em seleção pública

Dos 134 aprovados, cinco são do Distrito Federal, que teve 178 inscritos na seleção

Adriana Izel
postado em 25/04/2013 16:42

A Petrobras divulgou, nesta quinta-feira (25/5), a lista final dos projetos contemplados na seleção pública do Petrobras Cultural 2012. Dos 134 projetos aprovados em onze áreas culturais, cinco são do Distrito Federal, que teve 178 inscritos. São eles: o projeto Acervo digital do violão brasileiro, na categoria Memória das Artes, O último cine drive-in e Raízes de Aninha, ambos na categoria Produção de filmes de longa-metragem para salas de cinema, Festival Satélite 061 (Festivais de Música) e 46; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Festivais de cinema). Destes, dois já haviam sido anunciados em fevereiro deste ano durante a divulgação dos contemplados nas áreas Festivais de cinema e Festivais de música, com 20 e 12 projetos cada um.


O projeto do cineasta Iberê Carvalho foi aprovado na categoria Produção de Filmes de Longa-Metragem para Salas de Cinema


O anúncio desta quinta traz 102 projetos em nove áreas de atuação: Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas; Memória das Artes; Patrimônio Imaterial; Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro; Manutenção de Grupos e Companhias de Dança; Circulação de Exposições; Produção de Filmes de Longa-Metragem para Salas de Cinema; Produção Literária: Ficção e Poesia e Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais.



[SAIBAMAIS]Participaram da seleção 4.309 projetos de todo o país. A região que teve a maior aprovação foi o Sudeste com 69 projetos, sendo 34 do Rio de Janeiro e 28 de São Paulo. No Centro-Oeste foram aprovados dez projetos, sendo cinco do DF, quatro do Goiás e um do Mato Grosso.

Ao todo, serão destinados R$ 67 milhões aos projetos, o valor é a maior verba já oferecida pela Petrobras nos últimos dez anos. Outra novidade nesta edição foi a criação de duas novas áreas de seleção: Circulação de Exposições e Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais. E ainda o aumento para três anos do período de patrocínio à Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro e à Manutenção de Grupos e Companhias de Dança. Na seleção pública de Apoio a Artistas, Grupos ou Redes Musicais, o período de patrocínio é de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação do material original, em estúdio ou ao vivo.

Durante as nove edições, a Petrobras já destinou R$ 380 milhões e contemplou 1.435 projetos em todas as regiões do país.

Confira os contemplados do DF


Memória das artes


Acervo Digital do Violão Braisleiro (DF) ; Criação de um portal de internet sobre o violão brasileiro, com acesso gratuito.

Produção de Filmes de Longa-Metragem para Salas de Cinema

O Último Cine Drive-In (DF) ; Do diretor Iberê Carvalho a obra de ficção contará uma história de reencontro entre pai e filho, tendo como pano de fund o fim do último cinema drive-in do Brasil. O jovem operário Marlombrando precisa levar sua mãe, Fátima, para fazer um exame médico em Brasília. O que seria uma breve viagem se torna uma longa batalha no terceiro maior hospital público do país. Sem ter a quem recorrer, Marlombrando precisará reencontrar seu pai, Almeida, ausente há muitos anos. Dono do Cine Drive-in, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores, como na década de 70. Pai e filho precisam resolver questões do passado para realizar um irresponsável plano de reencontro entre Fátima e o último drive-in.

Raízes de Aninha - Cora Coralina (DF)
; Com direção de Renato Barbieri, o documentário investiga, de forma poética, aspectos pouco conhecidos de uma das maiores escritoras brasileiras. Dividido em três atos, aborda a trajetória de Cora Coralina da infância até se casar e sair de Goiás, do largo tempo de 45 anos vividos em diferentes cidades de São Paulo e de seu retorno à Cidade de Goiás, quando se revelou ao Brasil com a força de sua poesia.

Festivais de Música (divulgado em fevereiro de 2013)


Festival Satélite 061 ; 2013 (DF) - Festival de artes integradas com predominância da programação musical e formato "virada cultural". Com duração de dois dias e 24 horas ininterruptas de espetáculos, conta com cerca de 20 shows em dois palcos ao ar livre, localizados no Complexo Cultural da República, Eixo Monumental de Brasília. A expectativa de público é de 60.000 pessoas.

Festivais de Cinema (divulgado em fevereiro de 2013)

46; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (DF)
- Em sua programação constarão as mostras competitivas de filme de longa metragem de ficção e de documentário, filmes de curta metragem de ficção, de documentário e de animação, além de mostras paralelas, tais como mostra Brasília, festivalzinho e, ainda, encontros, debates, seminários, Cinema Voador, Festival nas cidades do Distrito Federal, lançamentos de catálogos, livros e DVDs.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação