Diversão e Arte

Walcyr Carrasco volta ao tema da espiritualidade em seu primeiro romance

Na história, um sonho recorrente persegue o personagem principal, que decide resolver a questão com terapia de vidas passadas.

postado em 28/04/2013 08:03
Além de peças de teatro, novelas e minisséries, Walcyr Carrasco escreveu mais de 30 livros infantojuvenis A intuição caminha lado a lado com um dos novelistas mais populares do país. Walcyr Carrasco demorou um ano para escrever Juntos para sempre (Editora Arqueiro), livro que surgiu durante um cochilo em um voo que seguia de São Paulo para a África do Sul. Na história, um sonho recorrente persegue o personagem principal, que decide resolver a questão com terapia de vidas passadas. O sonho dentro do sonho parece obra de A origem, filme de Christopher Nolan, mas tem tudo a ver com a trajetória de Walcyr, que, entre novelas e minisséries, assinou 16 textos para a tevê ; da bem-sucedida Xica da Silva ao recente remake de Gabriela, na faixa das 23h. Em Alma gêmea, o escritor abordou o tema da espiritualidade. A questão volta à cena em Juntos para sempre, primeiro romance de Walcyr. O livro completa a lista de mais de 30 publicações do homem que gosta de trabalhar na madrugada e é um cozinheiro de mão cheia. Aos 61 anos, Walcyr Carrasco adora se deliciar com guloseimas de confeitaria. E formou-se, no ano passado, como sushiman.

Início
Muita gente me desestimulou no início da carreira e vou confessar: eu não era bom. Hoje, releio meus primeiros trabalhos e penso: ;Nossa, como tive que trabalhar para melhorar;. Portanto, acho que o escritor tem que ser teimoso, acreditar em si mesmo. Eu recebo sempre pedidos para ler materiais, mas nunca leio. Se recebo, nem abro. Quero que a pessoa tenha certeza de que, se um dia surgir uma ideia próxima num trabalho meu, é realmente coincidência.



Novelas
Escrevo de madrugada, acordo às 13h. De madrugada, eu me sinto melhor para escrever. Nunca penso em termos do que é mais ou melhor na carreira, porque não estabeleço uma competição íntima entre o que realizo. Cada trabalho é uma viagem, uma experiência interior profunda que respeito inteiramente.

Público
Nunca estabeleci essa diferença do ponto de vista criativo. É interessante porque cada história que penso já vem em seu ;formato;. Ou seja, se é um livro infantil, já vem com a linguagem para aquele leitor. Se é uma novela, já vem com o horário previsto.

Jornalismo
Eu ainda sinto falta do jornalismo. Às vezes, fico sabendo de alguma coisa, tenho vontade de fazer a matéria e não dá tempo.

Opinião
Eu acho que a pesquisa é uma consequência de toda uma vivência. Estou sempre em contato com pessoas, gosto de conversar e sou participante ativo das redes sociais, como Twitter e Facebook. Então, quando chega uma pesquisa de opinião, ela já vem consolidar algo que ouvi anteriormente. Mas o principal é que o autor deve ter uma antena para captar os sentimentos que envolvem um livro ou uma novela. E isso é o que mais vale.

Críticas
É preciso ter cuidado. Assim como no Twitter nós falamos com fãs, também há pessoas destrutivas, que querem nos machucar. Então, é preciso acreditar realmente na história que a gente está escrevendo e deixar a tal antena captar as vibrações. Críticas sempre existirão. O importante é expressar minhas emoções de tal maneira que o público também queira compartilhá-las.

Intuição
Eu sou intuitivo, deixo a criatividade rolar. Às vezes, percebo que escrevi algo que aconteceu com alguém que conheço, mas só percebo depois, não é uma escolha ou um planejamento racional. Acho que a intuição é uma capacidade humana que deve ser estimulada. Todos nós temos intuição, só que às vezes a bloqueamos. Acredito que a intuição nos dá grandes respostas para a vida.

Espiritualidade
Acredito nela em todos os momentos, porque eu acredito na reencarnação. Cada pessoa tem uma missão a cumprir e a minha é contar histórias. Temos que aprender a oferecer e a aceitar o amor, porque só a experiência do amor integral, da doação ao próximo, nos transforma. De certa maneira, a espiritualidade está presente em todas as minhas novelas, porque acredito que as pessoas podem se transformar e isso é um tema recorrente no que escrevo.

Juntos para sempre
De Walcyr Carrasco. Editora Arqueiro, 208 páginas. Preço: R$ 24,90.





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação