Paulo Lima
postado em 09/05/2013 06:04
Embora as viagens gastronômicas sejam experiências únicas de sabores, não é preciso ir longe para conhecer as delícias de outros países. A especialização de restaurantes e a disseminação de receitas fazem com que pratos internacionais estejam logo ali, perto de casa. Em muitos casos, adaptados ou combinados com a culinária regional. É o caso da gastronomia da União Europeia e do Brasil. Os Estados membros e as unidades da Federação ; o número é o mesmo, 27 ; compartilham ingredientes, tornando suas culinárias ricas e diversas.
Nascido em Viena, na Áustria, Fritz Klinger trouxe há mais de três décadas uma variedade de iguarias para Brasília. Entre as opções do restaurante Fritz, especializado nas cozinhas alemã, suíça e austríaca, destaca-se a torta sacher. O doce, servido tanto como sobremesa quanto no lanche da tarde, tem história. ;Foi criado por Frans Sacher, na Áustria. Tornou-se mundialmente conhecido por não levar farinha de trigo;, conta Klinger.
A torta é merecedora da boa fama. A massa consistente, porém leve, tem na superfície
e no recheio geleia de damasco, e recebe cobertura de chocolate meio amargo. Para dar suavidade, é servida com chantili sem açúcar, que permite o equilíbrio do prato. Klinger garante: ;Quem conhece sabe que o contraste dos sabores dos ingredientes propicia ao paladar uma experiência única. Os que ainda não tiveram a oportunidade de provar não sabem o que estão perdendo;.