Diversão e Arte

Ballet Nacional da Rússia chega a Brasília com a missão de surpreender

O grupo faz apresentação única da popular peça "O lago dos cisnes"

postado em 10/05/2013 09:13

O grupo faz apresentação única da popular peça

A passagem de Cisne negro (2010) pelos cinemas provocou dois marcos inquestionáveis: a interpretação visceral de Natalie Portman no papel principal e a intensidade que O lago dos cisnes exerce sobre o espectador. O filme consagrou uma peça que reina absoluta em popularidade e impacta quem assiste e quem a interpreta. O reconhecimento traz um fardo às companhias que ousam apresentá-la: a superação. Com inúmeras montagens e um enredo consolidado, os cisnes entram no palco com a tarefa de alçar voos cada vez mais altos. O Ballet Nacional da Rússia encara essa missão amanhã, em uma performance única no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A preocupação começa na escolha do elenco, conhecido como cast na linguagem do balé. ;É preciso estar bem preparado fisicamente, ter o porte necessário e estar ciente da orientação da companhia. Os aspirantes a bailarinos devem amar a profissão, ser disciplinados e se dedicar ao trabalho;, explica o coreógrafo e dirigente da companhia, Viatcheslav Gordeev, que também trabalha no Bolshoi, em Moscou.


A estudante e bailarina brasiliense Erika Canedo sabe bem disso. Com 14 anos dedicados à dança clássica, ela admite que O lago dos cisnes sempre pauta os anseios dos dançarinos. ;É talvez o papel mais marcante na vida de uma bailarina. Todos querem dançá-lo;, revelou. Os motivos se alternam: ;O lago dos cisnes é muito versátil. Ora dramático, ora mais leve. Não é muito fácil e acaba se tornando um desafio pessoal;, disse. A catarse, segundo ela, fica por conta da execução dos 32 fouettés en tournant, que se tornou uma obsessão para grande parte das bailarinas que enveredam profissionalmente pela dança.

Clique aqui para saber mais sobre o espetáculo

O grupo faz apresentação única da popular peça

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação