Diversão e Arte

Steven Spielberg diz ter o prazer de estar no centro do Festival de Cannes

Ele é o presidente do júri do festival. Já a atriz Nicole Kidman se disse muito feliz por poder, pela primeira vez, passar duas semanas na Croisette

Agência France-Presse
postado em 15/05/2013 13:20
Cannes - Steven Spielberg, presidente do júri do 66; Festival de Cannes, disse nessa quarta-feira (15/5) ter o prazer de estar no centro de "duas semanas de celebração do cinema e não de duas semanas de competição", enquanto a atriz Nicole Kidman se disse muito feliz por poder, pela primeira vez, passar duas semanas na Croisette.

Diretor e presidente do júri, Steven Spielberg, e a atriz Nicole Kidman
"Os filmes estão sempre competindo uns com os outros para atrair público"nos cinemas", explicou o diretor de "E.T." e "Lincoln" na coletiva de imprensa do júri, antes da abertura oficial do festival nesta quarta-feira à noite. Cannes para ele é "um evento cultural global". "São duas semanas de celebração do cinema e não duas semanas de competição entre filmes".



Spielberg, que pareceu mau humorado no último Oscar, onde seu filme Lincoln disputou a estatueta dourada, considera "revigorante" não existir em Cannes "campanhas", como acontece em Hollywood em favor de um filme ou outro. Entre os demais membros do júri, a atriz Nicole Kidman, que participou de várias edições do festival, se mostrou feliz por finalmente poder passar as "duas semanas" no local.

[SAIBAMAIS]Para Christoph Waltz, "um prêmio é um pouco como uma boa sessão de psicanálise, é o resultado de um bom trabalho entre um cliente e um psicanalista. Portanto, espero que as discussões se mantenham no nível mais elevado entre esses artistas extraordinários ".

O diretor romeno Cristian Mungiu, Palma de Ouro em 2007 por "Quatro meses, três semanas, dois dias", admitiu, entretanto, ser "muito difícil julgar os filmes", mesmo que "após alguns anos a gente saiba se um filme é bom ou não". "O que eu estou procurando é a honestidade do diretor", disse. Um sentimento compartilhado pelo diretor vencedor do Oscar Ang Lee, para quem "a honestidade é a chave".

"Vamos tratar de questões de estilo, questões políticas ou sociais através dos vários filmes que vamos ver". E então, em algum momento "algo irá nos afetar, não podemos nem mesmo colocar palavras sobre isso, e para nós este receberá a Palma de Ouro". Por fim, o francês Daniel Auteuil contou ter visto "muitas, muitas Palma de Ouro", e explicou que "queria descobrir com os meus amigos o filme que será referência".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação