Quem tem o costume de comer o abacate apenas em pratos adocicados precisa rever os conceitos. Na cozinha, ele pode ir além da versão amassada com açúcar e da conhecida vitamina. É possível compor opções salgadas. Chefs, inclusive, aproveitam receitas de outras culturas e abusam da criatividade para conceder à fruta um status gourmet.
Outro desafio é não comprometer a saúde, já que nutricionistas garantem que, na quantidade certa, o abacate só faz bem ao organismo. A chef britânica Nigella Lawson confirma a nova fama do alimento, antes malvisto por ser considerado calórico. Em breve passagem pelo Brasil na semana passada, ela foi questionada sobre o que faz para manter a pele livre de manchas. Nigella respondeu assertivamente: comer abacate.
Maria Alice Amado, gerente do Moeda Restaurante, em Porto Alegre, também escolheu a fruta como um dos ingredientes curinga na cozinha. Ela diz que usa o abacate de diversas maneiras, mas tem como preferência a salada de camarões com abacate e molho cardinal. ;Sempre gostei do abacate e resolvi reinventar uma receita de salada que vi na casa de uma tia. Foi fazer e todos comerem;, lembra. Para a porto-alegrense, o diferencial do prato, além de ter a fruta, está no tempero, feito com sal, limão e o molho adocicado. ;É uma salada leve e saborosa, mas há outros pratos interessantes com o abacate. No restaurante em que trabalho, quando a fruta está no buffet, as pessoas a comem com carne. É uma questão de gosto, de adaptação;, afirma.
Em Brasília, o chef peruano Marco Espinoza, que comanda a cozinha do restaurante Taypá, comemora o sucesso do ceviche de salmão com abacate. O prato é feito com o peixe fresco, molho teriyaki e de ostras, leite de coco, abacate picado e leite de tigre ; molho que leva esse nome por ter aspecto leitoso, mas é feito com limão e caldo de peixe. Espinoza explica que é um prato que tem influências orientais e ganhou o gosto da clientela pela textura cremosa do abacate. ;Nunca tiramos do cardápio, pois tem boa saída. O abacate tem sido usado em muitas receitas e isso demonstra a versatilidade do alimento. A tendência mostra que a fruta veio definitivamente para ficar;, acredita.
Confira o cóctel de camarones a acapulco do chef David Leching
Ingredientes:
200g de camarão limpos e sem casca
1 abacate (1/2 em cubos e outra metade reserve para servir)
50g de tomate picado sem pele e sem semente
1/2 cebola picada
Coentro a gosto
1 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes
Para o molho:
50ml de molho de tomate caseiro e peneirado
1 colher (sopa) de açúcar
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Escaldar os camarões limpos e sem casca por cerca de 30 segundos em água fervente. Cessar o cozimento com água fria. Deixar os camarões descansando na geladeira enquanto prepara o molho de tomate frio, que é apenas a mistura do molho, o açúcar, o sal e a pimenta do reino (sem refogar). Em uma vasilha, misture a cebola e o tomate picados com a metade do abacate em cubos. Acrescente os camarões, a pimenta dedo-de-moça e o molho de tomate frio agridoce e temperado. Misture tudo levemente. Salpicar o coentro e servir em meio abacate.